(Advanced Video Codec High Definition) formato digital desenvolvido em 2012 pela Sony para câmeras do segmento profissional / semi-profissional. Utiliza compressão MPEG4 do tipo H.264 / AVC para armazenamento de imagens com resolução até 4K, muito superior à resolução HD. O tipo de compressão empregado é o intra-frame. O formato utiliza o nível 5.2, o maior de todos os níveis oferecidos pelo padrão H.264/MPEG4 AVC, que variam de 1 a 5.2 e estabelecem diversas restrições de velocidade de decodificação, resolução de imagens, bit rate e outras. Quanto maior o nível maior o requisito computacional de performance para a decodificação das imagens.

Os dois métodos mais comuns de compressão de vídeo são intra-frame e inter-frame. Alguns exemplos da primeiro são os formatos da família DV e DVCPRO HD e do segundo, o DVD-Video e o AVCHD. A tecnologia inter-frame faz a compressão das imagens em 2 etapas, inicialmente no modo intra-frame e a seguir, no modo inter-frame. Diferentes tecnologias surgiram ao longo do tempo (codecs), aumentando cada vez mais a eficiência da compressão (menor espaço ocupado) sem perda aparente de qualidade da imagem, ao custo do aumento da sofisticação e complexidade de seus algoritmos e consequente maior exigência na capacidade computacional p/ tratá-la.

Nos exemplos acima, a maior compressão é oferecida pelo codec MPEG4, empregado no AVCHD, seguido pelo MPEG2, empregado no DVD-Video e depois pela tecnologia DV / DVCPROHD. Isso permite cada vez mais originais com grande resolução (quantidade de pixels) ocupando relativamente pouco espaço na mídia gravada. Como comparação, arquivos XAVC gravados na resolução 4K tem tamanho similar a arquivos gravados em HD, o que evidencia o grande poder de compressão do codec H.264/MPEG4. Em comparação aos tamanhos dos correspondentes arquivos raw gerados (que podem ter tamanhos bem maiores, como 10x mais) o formato XAVC apresenta-se como alternativa de baixo custo para captação e manipulação de imagens 4K.

Em uma relação de custo x benefício, processos empregando tecnologias inter-frame com codec MPEG4 são algumas vezes implementados somente com a primeira etapa de compressão (intra-frame), mesmo assim resultando em pouco espaço ocupado e não comprometendo tanto a qualidade da imagem. É o caso do método inter-frame somente com os I-frames e também o do formato XAVC.

Desta forma, o formato XAVC pode empregar color depth no valor 12bit (opcionalmente 10 e 8), chroma subsampling do tipo 4:4:4 (opcionalmente 4:2:2 e 4:2:0) e bit rate 100mbps, características que levariam a grande consumo de espaço de armazenamento, mas que com o uso das técnicas eficientes de compressão do codec MPEG4 permite uso eficiente em termos de espaço ocupado na resolução 4K.

O formato foi desenvolvido com o objetivo de trazer a possibilidade de captura em resolução 4K e o uso de altas taxas de frame rate (HFR - High Frame Rate) para equipamentos de segmentos inferiores aos do cinema digital (onde as imagens são armazenadas tradicionalmente em estado bruto - raw (sem compressão)), utilizando o grande potencial de compressão do codec MPEG4, permitindo imagens com boa qualidade, apesar das perdas decorrentes do processo de compressão.

É possível utilizar XAVC não só para registro de imagens em 4K, mas também em resoluções inferiores, como a HD. Não há compatibilidade com o formato AVCHD, embora ambos utilizem o mesmo codec MPEG4. É este tipo de aplicação (XAVC com resolução HD) que traz o benefício do uso de altas taxas de frame rate (HFR, mencionado acima) como 180fps por exemplo, podendo um conteúdo dessa forma ser gravado em cartões de memória do tipo SxS Pro+ (Sony) continuamente durante cerca de 20minutos (ou o dobro, em câmeras utilizando dois slots de cartão).

O formato XAVC fornece resolução tanto para uso em televisores do tipo Quad HD ou QFHD (que possuem resolução ligeiramente abaixo da padronizada pelo DCI, com 3840 x 2160 pixels) quanto em aplicações de cinema digital padronizadas pelo DCI ( 4096 x 2160 pixels).