4:2:2
taxa utilizada no processo de sampling (parte do processo de digitalização) de um sinal de vídeo do tipo analógico, a partir do color space YUV. Os dois componentes relacionados à parte de cor do sinal (cromitância, canais "U" e "V") tem resolução 2 vezes menor do que o componente relacionado à parte de brilho da imagem (luminância, canal "Y").
Isso significa que a cada 4 pixels em uma linha de pixels da imagem, para todos é feita a amostragem de luminosidade e para dois deles é feita a amostragem de cor dos sinais U / V, como ilustra o desenho abaixo:
Cada retângulo azul corresponde a um pixel, em uma dada linha do vídeo DV. Os pequenos quadrados brancos representam a amostragem de luminosidade, efetuada para todos os pixels. Os pequenos quadrados vermelhos e azuis representam os sinais color difference U / V, ou seja, a amostragem de cor. Como indicado, ela é efetuada a cada 2 pixels.
Os formatos Digital Betacam, DVCPRO50 e Digital-S são exemplos de formatos que utilizam esta taxa. O algoritmo de compressão MPEG2 também pode opcionalmente comprimir dados utilizando esta taxa.