4:2:0
taxa utilizada no processo de sampling (parte do processo de digitalização) de um sinal de vídeo do tipo analógico, a partir do color space YUV. A resolução dos dois componentes relacionados à parte de cor do sinal (cromitância, canais "U" e "V") é semelhante à utilizada no sistema 4:1:1, ou seja, quatro vezes menor do que a de luminosidade. No entanto, aqui a amostragem é feita em blocos de 4 pixels distribuídos em uma área 2x2 (ao invés de 4x1 como no sistema 4:1:1). O desenho abaixo ilustra o que ocorre: a cada duas linhas, para uma delas é efetuada a amostragem de cor e para a outra não; para as duas, é efetuada sempre a amostragem de luminosidade:
Cada retângulo azul corresponde a um pixel, em uma dada linha do vídeo DV. Os pequenos quadrados brancos representam a amostragem de luminosidade, efetuada para todos os pixels. Os pequenos quadrados vermelhos e azuis representam os sinais color difference U / V, ou seja, a amostragem de cor. Como indicado, ela é efetuada uma linha sim, outra linha não.
Tomando-se os 2 primeiros pixels da linha superior e os dois primeiros da linha inferior, tem-se um quadrado 2x2. Dentro desse quadrado, como mencionado acima, a amostragem de cor ocorre somente uma vez. Isso é o mesmo que efetuar uma amostragem do tipo 4:2:2 para a linha de cima, e uma amostragem hipotética "4:0:0" para a de baixo. A notação para representar este sistema decorre deste fato: 4:2:0. Não é uma notação intuitiva, porém o sistema não poderia ser representado nem por "4:0:0" nem por "4:2:2". O algoritmo de compressão MPEG2 utilizado em DVD-Video emprega este sistema, assim como o formato HDV e o AVCHD.O formato DV PAL utiliza uma variação: também classificado como 4:2:0, emprega amostragem de cor em todas as linhas, mas de maneira alternada: em uma delas é utilizado o componente U, na outra o componente V, como mostra o desenho abaixo: