diferentes formatos de vídeo oferecem imagem com diferentes resoluções. A tabela abaixo mostra as resoluções horizontais de antigos formatos analógicos voltados para o segmento consumidor, além do formato DV, que abrange tanto este segmento como o semi-profissional:

Nos segmentos semi-profissional e profissional encontramos formatos com maior resolução, como mostra a tabela abaixo, onde o ponto de partida é a família de formatos DV. A tabela exibe alguns dos muitos formatos existentes, notadamente os de alta resolução (HD):

A coluna da esquerda relaciona os formatos, dos mais conhecidos no meiosemi-profissional ao considerado de melhor qualidade no segmento comercial (HDCAM SR). Acoluna seguinte à direita exibe sua classificação em termos de padrão de resolução, SD eHD , podendo-se observar o critério resolução vertical representadopelo número de linhas maior do que 400 para os formatos HD. A coluna seguintemostra suas resoluções na mídia em que são gravados (disco, fita, memóriasólida, hard disk) em quantidade de pixels.

O grupo HD possui 2 tipos de resolução vertical, 720 e 1080 linhas. Notocante à resolução horizontal observa-se que muitos formatos fazem uma compressãode sinal na gravação, reduzindo-a a valores como 1440 por exemplo, enquantooutros não efetuam redução alguma, registrando o sinal com a resolução full de1920 pixels - processo este utilizado para redução de espaço no armazenamento.No entanto, na reprodução todos do tipo HD exibem a resolução máxima (1280 ou1920 pixels) e os que a comprimem na gravação obtém os valores máximos nareprodução através de seus codecs de exibição queefetuam um processo de interpolação para aumentar a resolução. 

Mais à direita na tabela pode-se ver os tipos de compressão empregados nesses formatos, compressão intra-frame ou multi-frame, esta última também conhecida como inter-frame. A compressão inter-frame comprime de uma só vez blocos (GOPs) de vários quadros no formato MPEG2; no caso do HDV, cada bloco contém 15 quadros. A compressão intra-frame faz a compressão quadro a quadro, e no caso do HDCAM SR, o conteúdo é comprimido utilizando o codec MPEG4, mais eficiente e avançado do que o MPEG2.

A coluna seguinte mostra o valor de bit depth (color depth) para cada um dos formatos listados: quanto maior esse valor, maior o intervalo de variação de cores e tonalidades possível de ser representado. À direita, os valores paracolor subsampling, a sub-amostragem de cor efetuada para economizar espaço no conteúdo gerado pela câmera. O formato HDCAM SR não faz sub-amostragem alguma de cor, daí a representação 4:4:4. À direita,a taxa de bits no sinal (bit rate) utilizada emcada formato.

A grande compressão que se sobressai no formato HDV deve-se ao codec MPEG2,que produz uma taxa de bits idêntica a dos formatos DV (para o HDV tipo 1140x1080),de 25Mbit/seg, o que explica o mesmo tempo ocupado na fita de 60minutos, tanto para o sinal DV como para o HDV .