lâmpadas do tipo xenônio são lâmpadas do tipo descarga, de alta pressão, pertencentes a um grupo denominado HID - High Intensity Discharge. Em um bulbo esférico dois eletrodos são montados separados somente por poucos milímetros, onde forma-se um arco voltaico de pequeno tamanho (short arc lamp), emitindo no entanto luz extremamente intensa. O bulbo é preenchido com gás xenônio (às vezes juntamente com Mercúrio - Hg) e atinge altos valores de pressão em seu interior. O pequeno tamanho do arco permite que o sistema óptico de refletores com este tipo de lâmpada sejam otimizados para direcionar e concentrar a luz com mais eficiência.

Lâmpadas de xenônio são montadas geralmente em refletores com fundo em formato parabólico, que concentram seus raios em um facho extremamente potente e com pouca dispersão. Dentre todos os tipos artificiais de fontes de luz é a que apresenta maior eficiência em termos de rendimento por watt consumido.

Existem diversos modelos de lâmpadas de xenônio, emitindo luz tanto em potências altas como 10.000W quanto em potências menores como 75W. A luz produzida pelos refletores mais potentes deste tipo pode ter intensidade suficiente para quebrar o vidro de uma janela comum se colocado muito próximo dela. Lâmpadas de xenônio são utilizadas em projetores de cinema, no lugar dos antigos arcos voltaicos de carvão. Modelos menores, mais leves e menos potentes podem também ser utilizados em faróis de automóveis e em aplicações médicas, como endoscopia por exemplo. Por outro lado, devido às altas temperaturas atingidas, os grandes modelos utilizados em cinema e vídeo exigem resfriamento - ventiladores embutidos no refletor - fontes eventuais de ruídos indesejados durante a gravação.

Ao contrário das lâmpadas do tipo HMI, não requerem aquecimento prévio. Produzem luz branca intensa, com IRC excelente (acima de 90), temperatura de cor em torno de 5.000K (semelhante à luz do dia (daylight)) e espectro luminoso contínuo. Por outro lado, assim como as lâmpadas HMI, necessitam de um reator para funcionarem. Utilizam corrente elétrica do tipo contínua (DC, Direct Current) ao invés de alternada (AC, Alternate Current) como os HMIs, o que elimina o problema do flicker comum nos antigos modelos de HMIs.

O Iodo e o Bromo, presentes na ampola de quartzo da lâmpada, são responsáveis pelo aumento da durabilidade mesma. Devido à posição de instalação das lâmpadas de xenônio dentro dos refletores, existe sempre um 'buraco' no centro de seu facho, que pode ser minimizado através do foco da lâmpada (sua distância ao refletor) porém sempre estará presente. Em projetores de cinema esta característica é corrigida através de elementos ópticos.

O formato parabólico utilizado normalmente em refletores com este tipo de lâmpada dificulta a utilização de flags e barndoors muito próximos à lâmpada. Sua temperatura de cor não é afetada pelo tempo de uso. Podem ser dimerizadas (ter sua intensidade ajustada) e, ao contrário das lâmpadas do tipo HMI, não sofrem alteração na temperatura de cor com a dimerização.