(Vertical Interval Time Code) é um das formas pelo qual o Timecode do tipo SMPTE pode ser gravado. Ao contrário do LTC Timecode, no VITC a numeração dos quadros é colocada junto com o sinal de vídeo, na verdade embutida em seu interior, dentro de uma área não visível do mesmo denominada pulso vertical de sincronismo. Além da informação da numeração do quadro, outros dados são também normalmente armazenados junto com a mesma, como a indicação do field dominance do sinal de vídeo e o tipo de Timecode, se drop ou se non-drop. Opcionalmente dados do usuário podem também ser acrescentados no mesmo local, como o número da fita ou da cena, através de equipamentos apropriados.

O VITC não interfere com as trilhas de áudio; por outro lado, não pode ser regravado sem danificar a imagem gravada no local, uma vez que faz parte do próprio sinal de imagem. Assim, ao contrário do LTC, a única forma de gravá-lo é juntamente com a gravação do sinal de imagem, o que pode ser feito na gravação do sinal original pela câmera (ou VCR) ou durante a cópia (duplicação) de uma fita para outra. Ainda, em relação ao LTC, o VITC pode ser lido normalmente mesmo com a fita no modo pause ou em avanço/retrocesso até cerca de 10 vezes a velocidade normal: sua leitura, como faz parte do sinal para montagem de um quadro de imagem, independe da velocidade da fita.

Como o VITC é gravado dentro da área destinada ao pulso vertical de sincronismo e esta área ocorre 1 vez a cada campo do sinal de vídeo, em um quadro completo existirão 2 informações gravadas de Timecode. Como o quadro é o mesmo, também são idênticas as duas informações de Timecode (ex. 00:12:32:18 para o primeiro campo e 00:12:32:18 para o segundo campo do quadro). Enquanto que a menor unidade identificável em um Timecode é um quadro, para o VITC, devido à sua característica de ser gravado campo a campo, é possível diferenciar campos. E embora não exista espaço no Timecode para esta indicação, alguns VCRs a indicam em seu display a leitura do primeiro ou do segundo campo através de um identificador, como por exemplo um asterisco. No exemplo acima, o display poderia mostrar 00:12:32:18 para o primeiro campo e 00:12:32:18* para o segundo campo.