formato de numeração dos quadros de um vídeo (Timecode) padronizado pela Society of Motion Picture and Television Engineers Timecode, para uso com os frame rates 30 / 29,97 / 25 e 24. Existem diferentes formas de se gravar um Timecode do tipo SMPTE. Uma delas é o LTC , outra é o VITC . O nome 'SMPTE Timecode' é às vezes utilizado como sinônimo do LCT. Na Europa, a adoção do padrão SMPTE pelo European Broadcast Union deu origem ao SMPTE/EBU.

O SMPTE Timecode permite a escolha (disponível em algumas câmeras, sobretudo do segmento profissional) da forma de se gerar a numeração. Na forma Record Run (mais comum) é registrado o tempo decorrido de gravação na fita, contado em horas, minutos, segundos e quadros. Na forma Free Run (também conhecida como Time of Day) a parte horas / minutos / segundos da numeração é obtida a partir de um relógio digital existente na câmera, sempre em funcionamento, independentemente de estar sendo feita ou não alguma gravação. Quando uma gravação interrompida (em PAUSE por exemplo) é retomada, o valor HH:MM:SS é obtido da leitura deste relógio no momento do reinício do REC. Este tipo de Timecode é útil na sincronização de várias câmeras em um evento. O relógio interno das câmeras é sincronizado entre elas e a partir deste momento, mesmo que existam interrupções ou até troca de fitas nas câmeras, no momento da edição é possível sincronizar as várias fontes da mesma imagem.

Na forma User Set, é possível informar para a câmera o valor inicial a ser considerado para HH:MM:SS:QQ; neste modo, ao invés da digitação da hora real, é usual inserir-se um número em "HH" representando o número da fita utilizada no momento. Na forma External o Timecode é obtido não do relógio digital da câmera e sim de uma fonte externa geradora de Timecode, sendo utilizado geralmente em situações (como estúdios por exemplo) onde mais de uma câmera esteja atuando. Na forma Jam-Sync (utilizada juntamente com a forma Free Run) o relógio digital da câmera é inicializado através de uma fonte externa geradora de Timecode (uma claquete com gerador embutido de Timecode por exemplo), sendo a seguir a conexão entre esta fonte e a câmera desfeita.