vapor de sódio, lâmpadas do tipo
são lâmpadas de descarga, pertencentes a um grupo denominado HID - High Intensity Discharge. Existem em duas variedades, alta pressão, também conhecidas como HPS (High Pressure Sodium) e baixa pressão, também conhecidas como LPS (Low Pressure Sodium).
No primeiro tipo (HPS), uma pequena quantidade do metal Sódio (Na) misturada com Mercúrio (Hg) é colocada em uma cápsula de vidro com gás Xenônio (ou Argônio) em seu interior. Estes gases servem para ativar o arco voltaico que é formado entre eletrodos colocados nas extremidades da cápsula. Durante o aquecimento inicial da lâmpada, o Sódio/Mercúrio gradativamente se vaporizam, fazendo com que uma tênue luz seja emitida pela lâmpada. A pressão aumenta a seguir e a luz produzida intensidade. Na realidade o arco emite raios UV, invisíveis ao olho humano, mas a ampola é montada no interior de um bulbo revestido internamente com uma camada de fósforo, que passa a emitir luz assim que recebe os raios UV.
No segundo tipo (LPS), uma pequena quantidade do metal Sódio (Na) é colocada em um tubo de vidro com gás Neon e Argônio. Estes gases servem para ativar o arco voltaico que é formado entre eletrodos colocados nas extremidades do tubo. Durante o aquecimento inicial da lâmpada, o Sódio se vaporiza passando a emitir luz visível. O tubo onde forma-se o arco e onde é colocado o Sódio é dobrado na forma de um longo "U" e montado dentro de outro tubo maior, que forma o corpo da lâmpada. Lâmpadas LPS constituem a fonte de luz mais eficiente entre todas as lâmpadas (consumo de energia - iluminação produzida), sendo por este motivo muito utilizadas em iluminação pública (em ruas e frequentemente em túneis).
A luz dessas lâmpadas, tanto LPS como HPS, possui tonalidade amarelada devido ao componente Sódio. O trabalho de videoprodução sob essas luzes é dificultado: seu espectro luminoso é descontínuo.
O IRC das lâmpadas HPS varia muito conforme o tipo e modelo, de 20 a 70 (em lâmpadas com rendimento de cor melhorado). Sua temperatura de cor gira em torno de 2.000K a 3.200K.
Já o IRC das lâmpadas LPS é extremamente baixo, próximo de zero: sua luz é praticamente monocromática, quase que exclusivamente na faixa amarela do espectro, tendendo a reforçar os tons desta cor e fazendo com que todas as demais cores adquiram tonalidades escuras nos tons cinza, marrom e preto. Sua temperatura de cor gira em torno de 1.600K.
Com o tempo de uso, pode ocorrer variação na tonalidade da luz emitida.