é chamado assim o tipo de lente que possui distância focal maior do que a distância focal correspondente à uma lente normal. Em vídeo, como o tamanho dos CCD.s, quando comparados aos negativos de 35 m.m. utilizados em fotografia é consideravelmente menor, o mesmo ocorre com os valores de distância focal. Assim, uma lente tele-objetiva pode ter por exemplo 10 m.m. (ao invés de 100 m.m. para a câmera fotográfica citada) de distância focal.

Quando o operador da câmera se afasta das pessoas/objetos enquadrados, a perspectiva da imagem se altera. Isto ocorre também com o olho humano: uma pessoa em pé, próxima da objetiva, terá tamanho na imagem maior do que uma casa situada alguns metros atrás, ao fundo. Ao nos afastarmos, no entanto, algumas dezenas de metros para trás, tanto a pessoa como a casa diminuirão de tamanho. Porém, deste novo ponto de vista, a pessoa já não aparenta ser maior do que a casa, ao contrário, a casa é que parece maior, como se tivesse aumentado de tamanho. A distância entre a pessoa e a casa parecerá ter diminuído: se esta caminha alguns passos para trás ou para frente será muito difícil perceber alteração nas proporções entre pessoa/casa causada por isto.

Assim, sempre que o ser humano observa a olho nu imagens de pessoas/objetos distantes, estes parecem estar 'comprimidos' na mesma. Pessoas e objetos ao fundo parecem estar mais próximas de outras/outros em primeiro plano do que realmente estão: a casa, no exemplo, parece estar mais próxima da pessoa do que na realidade está. E pessoas e objetos ao fundo parecem maiores em relação a pessoas e objetos em primeiro plano do que quando observamos estas pessoas/objetos de perto. A profundidade aparente de campo diminui quando observamos as pessoas / objetos de longe.

Como a lente tele-objetiva trás para perto, aproxima imagens deste tipo (sem alterar suas perspectivas), poderia-se dizer que ela é 'especializada' em mostrar imagens com estas características, imagens de pessoas/objetos que estão ao longe. E como pessoas/objetos que estão distantes sempre tem estas características, pode-se dizer que a imagem mostrada por uma lente tele-objetiva também as possui.

É por isso que diz-se que a imagem formada por uma lente tele-objetiva é 'comprimida' . Na imagem de um congestionamento de veículos obtida através de uma lente deste tipo os carros parecerão estar comprimidos, transmitindo a sensação de que o congestionamento é dramaticamente pior.

O efeito da compressão pode ser utilizado para diminuir a velocidade aparente dos movimentos captados pela câmera. Um exemplo, utilizado com frequência no cinema, é captar pessoas caminhando em direção à câmera com este tipo de lente: devido à compressão da imagem, a pessoa parece estar 'andando sem sair do lugar'.