indicação do quanto uma determinada câmera é sensível à luz, medida em unidades lux. Uma câmera com sensibilidade 2 lux por exemplo é capaz de registrar uma imagem de uma pessoa ou objeto desde que os mesmos estejam, a grosso modo, iluminados por 2 velas distantes 1 metro cada uma dos mesmos. Em outras palavras, ela indica a capacidade maior ou menor da câmera registrar imagens em lugares onde há pouca luz disponível.

Em um local assim, se a sensibilidade da câmera à pouca luz for pouca, o circuito eletrônico da mesma terá que amplificar o sinal de vídeo gerado (gain-up (luz) ) e a imagem se tornará granulada e sem definição, ao contrário da imagem produzida por uma câmera com alta sensibilidade a pouca luz. Assim, quanto menor a sensibilidade em lux da câmera, melhores as imagens produzidas em locais com pouca luz. Porém, ainda assim, imagens produzidas por estes valores mínimos de sensibilidade geralmente são tecnicamente inaceitáveis, com muito pouca definição. Uma câmera típica do segmento semi-profissional, com 3 CCDs poderá registrar imagens a partir de 4 lux, mas exigir no mínimo 100 lux para produzir imagens de qualidade.

A sensibilidade de uma câmera depende de diversos fatores, entre eles a luminosidade das lentes e a própria sensibilidade dos pixels do CCD à luz.

Existe um padrão denominado EIA-639, criado pela Electronic Industries Association Consumer Electronics Group, para comparar as especificações de baixa sensibilidade à luz das câmeras produzidas por diversos fabricantes.<