medida em linhas: estudos mostram que na prática a resolução real observada no monitor / aparelho de TV é menor do que a obtida nas medições ( resolução horizontal / resolução vertical ) porque na maioria das vezes a imagem observada está em movimento.

Assim, para resolução vertical, supondo a imagem de uma escada sendo vista através das lâminas de uma persiana (linhas verticais da imagem) podemos imaginar que os degraus desta escada coincidam exatamente com as frestas da persiana; deste modo, o número máximo de degraus observáveis coincide com o número de frestas, que é igual ao número de linhas na tela. Porém, se o observador mover sua cabeça ao longo de um eixo vertical para cima ou para baixo, passará em uma dada posição a não enxergar mais os degraus, encobertos que estarão pelas lâminas da persiana. Na imagem da TV ocorre processo parecido, pois a mesma é formada por linhas horizontais, ou seja, entre elas há espaços sem imagem - as palhetas da persiana - intercalados com espaços com imagem - as frestas da persiana - e quem se move não é a cabeça do expectador e sim a própria imagem. Matemáticos concluiram, após cálculos estatísticos, que na persiana hipotética, em média 70% dos degraus da escada observada sempre seriam vistos, independentemente da posição do observador. Transpondo este cálculo para a TV, as 483 linhas do padrão NTSC poderiam mostrar na realidade uma resolução real de 483 x 0,7 = 338 linhas.

Para resolução horizontal ocorre situação análoga: supondo a imagem de uma cerca sendo vista pela câmera, se esta cerca possuir dentro da área exibida tantas estacas quanto o número de pixels existentes em cada linha do CCD, só será possível contá-las se estas coincidirem exatamente com os mesmos. Assim, o mesmo fator 0,7 se aplica. Porém, para resolução horizontal, após ter sido a mesma multiplicada pelo fator 0,7 deve ser o resultado obtido multiplicado ainda a seguir por 0,75 . Isto porque convenciona-se medir a resolução em um quadrado de imagem (mesmas dimensões de altura / largura), e a imagem na TV possui proporção 4:3 .

Existe uma regra prática para calcular-se a resolução média horizontal de um CCD . Dada a quantidade de pixels no mesmo (ex. 380.000), subtrai-se 8% deste total a título de perdas (imagem situada fora das bordas do monitor), logo tem-se 304.000 pixels. Dividindo-se por 483 linhas (resolução vertical), obtém-se 629 pixels por linha. Multiplicando-se pelo fator 0,7 obtém-se 440 linhas, que multiplicadas a seguir por 0,75 resultam 330 linhas. Esta é uma resolução teórica, porque o resultado final não depende somente do CCD e sim também de vários outros fatores ( lentes, circuito eletrônico, etc...) .