melhoria da técnica Pull Down (2:3) utilizada por determinadas câmeras de vídeo que fazem a captação da imagem com frame rate igual a 24quadros / segundo, no modo progressive scan, para poderem gravar o conteúdo em uma fita no padrão interlaced (30 quadros / segundo p.ex., como no padrão NTSC). O Pull Down (2:3) tradicional pode ser utilizado sem problemas quando o conteúdo gerado vai permanecer em vídeo. Porém se o mesmo vai ser transferido para película cinematográfica (transfer), o modo Advanced é o mais indicado, devido aos potenciais problemas de perda de qualidade nos processos de descompressão / recompressão envolvidos na recuperação dos quadros originais captados em 24qps na câmera, quando o processo é feito na edição-não-linear.

O Pull Down Advanced trabalha de forma semelhante ao 2:3, porém invertendo a cadência de troca dos quadros, de 2:3:2:3:2:3... para 2:3:3:2:2:3:3:2....., como mostra a figura abaixo:

No processo de recuperação nos quadros efetuado durante a edição continuam existindo os quadros heterogêneos (quadro BC na figura abaixo):

No entanto, o programa de edição (se estiver preparado para tratar este tipo de Pull Down) simplesmente despreza os quadros híbridos - eles não são necessários para gerar os quadros que faltam:

Assim, eliminam-se os problemas decorrentes da descompressão / recompressão de quadros.

Existe uma diferença entre os dois tipos de Pull Down quando o conteúdo gerado não é utilizado para recriar os quadros originais captados em 24p pela câmera. Enquanto com o Pull Down o conteúdo ao ser exibido apresenta uma visualização típica do film look (para efeitos de movimentação da imagem - batimento), com o Pull Down Advanced esta visualização também ocorre, porém acompanhada de um efeito não natural na movimentação de objetos e pessoas em cena. Esse efeito, semelhante a um rápido entrecortar na fluidez original, como se o movimento fosse continuamente ligeiramente acelerado e desacelerado, aparece por exemplo quando um carro atravessa o quadro de um lado a outro, ou em cenas panorâmicas (pan) efetuadas deslocando-se a câmera de um lado para outro. Para evitar isso, pode-se utilizar o Pull Down tradicional (mais indicado para quando o conteúdo não vai sofrer transfer).