alguns tripés possuem instalado na plataforma em que as 3 pernas são afixadas um dispositivo de nível de bolha: um pequeno frasco de vidro em forma cilíndrica, contendo líquido colorido em seu interior mas não totalmente preenchido pelo mesmo, de forma a existir uma bolha que pode ser deslocada para um lado ou para outro, conforme a inclinação do tripé. Quando a bolha fica localizada no centro de uma marcação circular desenhada sobre a superfície do frasco, o tripé está perfeitamente nivelado em relação ao solo. Este dispositivo, semelhante ao nível utilizado por pedreiros em construções permite o ajuste mais rápido e preciso das pernas do tripé em superfícies não planas.

Em outros modelos, também a cabeça possui um dispositivo de nível de bolha, permitindo que a mesma seja nivelada de maneira independente das pernas. Este procedimento pode ser uma opção mais rápida para se atingir o nivelamento quando o tripé é colocado sobre uma superfície acidentada, ao invés de efetuar-se o ajuste individual de cada perna do mesmo. Em determinados modelos, o nivelamento da cabeça é ainda mais facilitado através do mecanismo ball level, que libera completamente a cabeça com o acionamento de um parafuso localizado em sua base. 

O nivelamento do tripé em relação ao solo é fundamental na execução de movimentos do tipo panorâmica (pan), principalmente os envolvendo imagens que mostrem a linha do horizonte. Se o nivelamento não estiver correto, a linha do horizonte ficará inclinada a medida que o movimento se desenvolver.