infrared system função presente em algumas câmeras que possibilita captar imagens em situações de completa ausência de luz (0 lux), através de um circuito especial que faz com que a câmera emita um facho de luz infravermelha (invisível ao olho humano) para 'iluminar' a cena, de forma que a mesma possa ser registrada pelo CCD (ao qual este tipo de luz não é invisível). Adicionalmente, nesta situação, um filtro para luz infravermelha interno, situado entre as lentes e o CCD para garantir melhor reprodução das cores, é mecanicamente removido quando a função é ativada.

Porém a luz infravermelha não possui a mesma intensidade e capacidade de iluminação que a luz visível e, como resultado, as imagens aparecem granuladas e com baixa definição (além de serem em preto e branco - em muitas câmeras o circuito eletrônico confere propositadamente uma tonalidade ligeiramente esverdeada às mesmas, para simular o que seria um "olhar de visão noturna"). O efeito monocromático deve-se ao comportamento diferente da luz infravermelha em relação à reflexão em pessoas e objetos quando comparada com a luz visível.

Normalmente a distância atingida pela iluminação emitida pela maioria das câmeras através do IR emitter (Infrared emitter, emissor de luz infravermelha) é suficiente para registrar imagens situadas até a cerca de 3 metros da câmera. Dispositivos opcionais de iluminação infravermelha permitem no entanto estender esta distância para até 30 metros.<