tipo de microfone que funciona com um par transmissor / receptor; o transmissor é colocado próximo à cena ou fixado / instalado às vestes da pessoa que fala enquanto que o receptor geralmente fica fixado à própria câmera. Geralmente os microfones deste tipo são de lapela ou de mão; nestes últimos o transmissor faz parte do próprio corpo do microfone e por este motivo ele é um pouco maior em comprimento do que os microfones comuns, além de possuir uma pequena antena na base do mesmo. Os de lapela são geralmente do tipo condensador, uma vez que além da construção mais fácil também existe a facilidade de captação de energia do próprio transmissor.

Os receivers fixados à câmera geralmente são alimentados por uma bateria independente de 9V. O som captado pelo mesmo é através de um cabo direcionado à entrada de som externo da câmera.

A maioria dos transmissores utilizados no segmento semi-profissional trabalha na frequência VHF (Very High Frequency), com frequências variando em torno de 170 - 220 Mhz. Embora de qualidade aceitável, os sistemas que trabalham em VHF estão sujeitos a interferências e interrupções ocasionais na transmissão. Estes problemas são bastante reduzidos em sistemas que trabalham na frequência UHF (Ultra High Frequency), geralmente utilizados no segmento profissional, com frequências variando em torno de 470 - 600 Mhz.

Para melhorar o sinal transmitido tornando-o mais imune à interferências, alguns tipos de microfones sem fio utilizam dois receivers em um sistema denominado diversity.