(case) existem dois tipos básicos: os rígidos e os flexíveis. Tanto um como outro tipo possuem acomodações internas destinadas não só ao corpo da câmera, como também a acessórios, como cabos, carregadores, filtros, etc... Em muitos modelos estas acomodações podem ser configuradas conforme o tipo/tamanho de câmera e os acessórios a serem acomodados. Em outros modelos estes compartimentos são fixos, não permitindo modificações.

Câmeras pequenas podem ser acomodadas sem problemas em maletas flexíveis destinadas a câmeras fotográficas. Além da câmera, geralmente há espaço para os alguns ítens básicos, como carregador e baterias sobressalentes, além de filtros, cabos de conexão e fitas de reserva. A mesma maleta que serve para o transporte a média e longa distância do equipamento pode ser utilizada durante gravações intermitentes, colocando-se a câmera com acesso fácil e rápido dentro da mesma.

Câmeras maiores ou mais sofisticadas (e portanto delicadas) são geralmente acomodadas em maletas rígidas, próprias para resistir aos impactos decorrentes de seu transporte. Durante as gravações a câmera é retirada da maleta e montada para utilização: este tipo de estojo não serve para acesso rápido ao equipamento.

A figura abaixo mostra um exemplo de maleta flexível, da Sony, para a câmera Sony TRV-950:

A figura abaixo mostra um exemplo de maleta rígida, da Sony, para a câmera Sony TRV-950: