o som gravado - de uma pessoa falando por exemplo - possui trechos mais altos e trechos mais baixos: mesmo dentro de uma única frase, algumas palavras e/ou sílabas são normalmente pronunciados com tonalidade mais forte do que outras. Essa diferença é mais ou menos acentuada conforme o modo particular da fala da pessoa em questão. A mesma coisa acontece com outros sons (música, ambiente, etc...). Essa diferença de volume entre os trechos mais fortes e mais fracos chama-se curva dinâmica. Quanto maior a diferença, maior a curva dinâmica do som.

Limitar o volume deste áudio é estabelecer um nível máximo a partir do qual qualquer som é atenuado de forma a não ultrapassá-lo. A figura abaixo ilustra o que ocorre com o som após uma determinada taxa de limitação ter sido aplicada:

A função de limitação normalmente faz parte de aparelhos eletrônicos chamados compressores de áudio ou então de softwares de tratamento de som, que podem consistir-se em programas separados, destinados somente ao tratamento de som ou fazer parte das opções disponíveis em programas de edição-não-linear. A limitação pode ser obtida quando a máxima taxa (Ratio) de compressão é aplicada, fazendo com que inexista diferença de volume entre picos e vales.