(ou Control-L) (Local Application Control) protocolo de comunicação para edição-linear desenvolvido pela Sony, utilizado em vídeoprodução para controle remoto, através de um cabo, de determinados dispositivos, como por exemplo VCRs e câmeras. Introduzido pela Sony juntamente com suas câmeras analógicas de 8 mm (e mais tarde Hi8), foi um dos protocolos mais populares utilizados em edição linear voltada para o segmento consumidor e semi-profissional, permitindo que um aparelho denominado controlador de edição pudesse comandar câmeras não só da Sony como também da Canon. Sua comunicação é efetuada em duas vias (bidirecional), ou seja, permite tanto operações do controlador para a câmera ou VCR (PLAY, PAUSE, etc...) como a transmissão de informações no sentido contrário (posição do tape counter da câmera ou VCR lida pelo controlador). Utiliza o mesmo conector mini-plug estéreo usado em aplicações de áudio.  

Com o domínio da edição-não-linear deixou de se utilizado nesta função, mas sua capacidade de controlar remotamente não só as funções básicas de transporte de fita em uma câmera, mas, principalmente outras como foco e zoom, despertou seu uso para situações onde esse controle é necessário, como por exemplo em câmeras fixadas na ponta de gruas. Ainda outra aplicação é em controles de zoom e foco instalados em alavancas de pan, para câmeras montadas em tripés, como mostra a ilustração abaixo (o cabo que conecta o dispositivo à entrada LANC da câmera não aparece):
 

Serviços especializados de assistência técnica usam também essa conexão para obter dados específicos da câmera, como por exemplo a leitura do contador de giros do cilindro das cabeças de vídeo da mesma.