formato digital utilizado no segmento profissional. Desenvolvido pela Sony em 1996, utiliza sinal idêntico ao do formato DV, tendo a mesma qualidade de imagem. Por ser um formato criado para uso no segmento profissional (enquanto que o DV abrange todos os segmentos), possui algumas diferenças com o formato DV em relação aos processos utilizados durante a gravação / reprodução. Utiliza o mesmo tipo de fita que o formato DV, a fita do tipo ME - Metal Evaporate.

A principal delas diz respeito à fita utilizada. Para resistir ao uso mais intensivo, típico das aplicações profissionais, a fita DVCAM é mais durável e resistente, manufaturada com mais precisão e com mais robustez. A camada de Cobalto utilizada (onde estão as partículas magnéticas) é mais densa do que a do formato DV. A velocidade da fita também é maior (28,193mm/seg, contra 18,812mm/seg do DV no modo SP e 12,56mm/seg do DV no modo LP), diminuindo a influência de pequenos defeitos no resultado final. Existem 2 tamanhos de cassetes utilizados neste sistema: Mini-DVCAM (66 x 48 x 12,2 mm) e Standard (125 x 78 x 14,6 mm) - para cada um, existem câmeras específicas, porém o padrão é o mesmo. Câmeras que trabalham com o formato Standard geralmente também aceitam o formato reduzido. .A largura da fita utilizada é de 6,35 mm (+/- 1/4 pol). Enquanto a fita DVCAM Standard grava até 184minutos, a fita Mini-DVCAM grava 40 minutos.

O processo de gravação DVCAM emprega trilhas mais largas (track pitch) do que as do DV, garantindo melhor tolerância a pequenas diferenças entre câmeras/VCRs onde a fita é gravada / reproduzida, situação típica do uso profissional (uma mesma fita utilizada em vários equipamentos) e também deixa a fita mais independente de eventuais contrações e dilatações (permite utilização em uma gama maior de ambientes e temperaturas). Enquanto o track pitch do formato DV é de 10 microns, no DVCAM é de 15 microns.

O formato DVCAM utiliza locked áudio em suas trilhas de som. É parte opcional do padrão DV o uso de cassetes com memória: um micro-chip de memória (com 16K) instalado no cassete armazena informações tais como conteúdo da fita, títulos, data de gravação, etc... associadas à localização (trecho) da fita na qual estão gravados, permitindo desta forma o acesso rápido aos mesmos. Fitas Mini-DVCAM e Mini-DV são intercambiáveis: o sinal DVCAM pode ser gravado em uma fita Mini-DV comum (embora seja uma fita menos robusta e menos resistente ao uso intensivo). Neste caso, 40 minutos de sinal DVCAM podem ser gravados em uma fita Mini-DV de 60 minutos. Da mesma forma, em um equipamento Mini-DV pode ser utilizada uma fita Mini-DVCAM.