figura especial contendo linhas horizontais e verticais divergentes, contendo numeração ao lado das mesmas indicando quantas linhas existem naquela posição. Utilizada para avaliação da resolução horizontal / resolução vertical de determinado equipamento de vídeo. No exemplo a seguir, uma câmera foi apontada para a figura abaixo, tendo a seguir seus controles (foco, abertura, etc...) sido regulados da melhor maneira possível. Em seguida sua imagem foi observada em um monitor de alta resolução - sua resolução deve ser maior do que a da câmera, para permitir a medição. É possível distinguir individualmente as linhas mostradas no terceiro conjunto de linhas verticais até um pouco abaixo da indicação 500 ; ao lado da indicação 600 as linhas já não podem mais ser individualmente distinguidas. Assim, pode-se afirmar que a resolução horizontal da câmera avaliada é de cerca de 550 linhas.

Analogamente, as linhas divergentes horizontais permitem avaliar a resolução vertical (525 linhas no padrão NTSC).

O desenho original (do qual apenas uma parte é mostrada acima) é denominado EIA1956, padrão criado pela EIA (Electronic Industries Association - EUA).

A avaliação obtida com o chart é aproximada, pela subjetividade em si (diferentes observadores podem ter diferentes avaliações) e pela dificuldade em determinar exatamente o ponto a partir do qual as linhas não podem ser mais distinguidas. Métodos mais precisos utilizam outros meios, como o emprego do osciloscópio por exemplo. Existe um número, obtido através de medições práticas, que diz que cada 1 Mhz de largura de banda pode carregar informações suficientes para produzir cerca de 80 linhas de resolução horizontal.

Assim, para o exemplo acima, ao ligar-se o sinal de imagem gerado pela câmera em um osciloscópio, poderia ser lido o valor 7,0 Mhz de largura de banda, que multiplicado por 80 resulta em 560 linhas de resolução horizontal.

A resolução medida tanto pelo método do chart quanto via osciloscópio refere-se à luminância. A resolução relativa à parte de cor da imagem é sempre bem menor do que a de brilho (definição de tons claros-escuros), uma vez que o olho humano é menos sensível a este tipo de informação do que ao outro. Assim, geralmente nas câmeras do segmento consumidor este tipo de resolução gira em torno de 500 Khz (e não Mhz, ou seja, metade). Assim, no exemplo a resolução de cor na câmera avaliada seria 280 linhas (560 / 2).