baseada no princípio da câmera escura, possui construção extremamente simples: trata-se de uma caixa vedada à entrada de luz onde em um dos lados é feito um minúsculo orifício utilizando por exemplo a ponta de um alfinete. O orifício é a seguir tampado - com uma fita colante por exemplo - enquanto que na parede oposta da caixa é afixado um pedaço de filme fotográfico virgem (em local totalmente escuro). Aponta-se então a caixa para a imagem a ser fotografada e destampa-se o orifício mantendo-o assim durante um certo tempo: a imagem será registrada no filme.

Embora fotos obtidas desta maneira possam ficar nítidas e detalhadas, como o orifício permite a entrada de uma quantidade muito pequena de luz o tempo necessário para uma exposição correta é muito longo - pode chegar a horas. Aumentando-se o tamanho do orifício, aumenta-se a quantidade de luz:

porém a imagem perde em nitidez, pois o mesmo ponto A passou a ser representado por 3 pontos dispersos na parede da câmera. Na tentativa de se solucionar este problema o orifício foi trocado por uma lente.