APS-C
um dos subtipos do sistema APS (Advanced Photo System), desenvolvido no final da década de 90 por uma associação de fabricantes de câmeras fotográficas para informatizar o processo de obtenção de imagens nas películas, até então utilizadas nessas câmeras. Esse sistema foi inicialmente denominado IX (de Information eXange), porque através de códigos gravados em seus cartuchos (de forma óptica e/ou magnética) era possível a comunicação entre cartucho - câmera - laboratório.
A bitola (largura) do filme utilizado não era 35mm e sim 24mm e dentro dessa área, 3 aspectos diferentes de imagem podiam ser registrados:
- tipo H - 30,2 x 16,7 mm em 16:9 (denominado formato HDTV)
- tipo C - 25,1 x 16,7 mm em 3:2 (denominado formato Classic)
- tipo P - 30,2 x 9,5 mm em 3:1 (denominado formato Panoramic)
O desenvolvimento do sistema foi descontinuado em 2004 por conta da concorrência das câmeras compactas digitais. O surgimento posterior das câmeras digitais DSLR (Single Lens Reflex - conceito trazido das tradicionais câmeras reflex) trouxe como característica alguns pontos de herança do APS, entre elas, o tamanho do sensor, tipo C (Classic). Este, não é exatamente do mesmo tamanho que a área do fotograma APS-C, mas aproxima-se deste, existindo variações conforme o fabricantes. Posteriormente surgiram câmeras DSLR utilizando sensores maiores, do tipo full frame, que permitiam o uso das lentes desenvolvidas para essas mesmas câmeras no formato película 35mm. A figura abaixo mostra uma comparação entre o tamanho do fotograma still 35mm (mesmo tamanho do sensor full frame) e o de 2 sensores do tipo APS-C empregados por diferentes fabricantes de câmeras fotográficas, ao lado do tamanho do fotograma still tipo APS-C (os tamanhos são proporcionais):