uma imagem só existirá se existir luz e sombra: sem um desses 2 elementos, não há imagem alguma, restando um clarão uniforme ou uma imagem totalmente escura. Mais do que uma técnica, a iluminação é uma arte, através da qual as formas dos objetos e pessoas podem ser modeladas, revelando com maior ou menor intensidade sua tridimensionalidade, sua textura e seu posicionamento junto aos outros elementos à sua volta.

Sombras não devem nunca serem completamente eliminadas - o que causaria o 'achatamento' da imagem - e sim serem controladas. E uma das formas mais eficientes de efetuar este controle é atenuando-as, suavizando a luz que cria as mesmas através da utilização de recursos como filtros difusores colocados sobre os refletores (uma placa grande de acrílico translúcido ('leitoso') colocada a 1 ou 2 palmos de distância da fonte de luz pode fazer esta função, mas podem ser utilizados também outros materiais, como lençóis brancos, cortinas, papéis e similares), caixas do tipo soft-box (uma estrutura em forma de cubo relativamente grande recoberta por tecido branco com a fonte de luz embutida em seu interior pode fazer esta função), reflexão da luz em anteparos colocados próximos à pessoa ou objeto (uma parede branca pode fazer esta função), etc...

Enquanto que no mercado profissional encontram-se folhas de gelatina específicas para este fim, resistentes ao calor gerado pela lâmpada dos refletores, deve-se ter o cuidado, no caso do uso dos materiais alternativos acima descritos, com a proximidade da fonte de calor. Ainda assim, mesmo as gelatinas profissionais devem ser colocadas a uma distância mínima da fonte de calor, sob risco de se deteriorarem.

A luz ficará mais difusa quanto maior for a distância da fonte de luz da superfície onde a mesma é refratada (no caso da placa de acrílico por exemplo) ou refletida (no caso da parede por exemplo), isto porque ao aumentar esta distância aumenta-se a área coberta pelo facho de luz emitido pelo refletor, o que significa que a superfície refratora / refletora torna-se maior: os raios emitidos tornam-se mais dispersos, traduzindo-se isto em maior suavidade nas sombras formadas sobre os objetos / pessoas iluminados. Lembrar que quanto mais aberto o facho de luz menor sua intensidade, o que leva a escolher diferentes refletores (potências) conforme o efeito desejado. Além da perda de intensidade, é comum ocorrer também uma variação na temperatura de cor com a abertura do facho de luz, o que exige atenção no batimento do branco. E lembrar que o objetivo dos filtros é corrigir e melhorar a qualidade da luz, não erros de posicionamento da mesma.