luz da câmera - melhorando problemas
muitas câmeras do segmento consumidor possuem uma pequena luz embutida no corpo da mesma. Outras, do segmento semi-profissional, possuem suportes para a instalação de kits de iluminação, normalmente um refletor fixado acima das lentes da câmera. Este é, no entanto, justamente um dos principais problemas dessas luzes: seu posicionamento, o que faz com que no meio profissional a luz sobre as lentes seja utilizada de maneira geral somente em locais onde não há outra luz disponível e/ou em reportagens rápidas para a TV. Como o refletor é geralmente pequeno e fica muito próximo do objeto/pessoa que está sendo gravado, sua luz é 'dura', acarretando sombras pronunciadas que revelam qualquer desnível (saliência / depressão) na pele de um entrevistado por exemplo. Este tipo de iluminação também traz outro problema: por localizar-se logo acima das lentes, ofusca quem deseja 'falar para a câmera'. Uma dica para minimizar esses problemas é fixar sobre o refletor uma folha de material difusor, usando fitas adesivas, prendedores de roupa, clipes, etc... O efeito difusor é aumentado se a folha for colocada a uma certa distância (alguns poucos centímetros) do refletor. Refletores que possuem 'abas' nos lados (barndoors) facilitam esse procedimento.
Alguns cuidados a serem tomados: o refletor esquenta, e quanto maior a temperatura máxima atingida pelo mesmo (depende do tipo e da potência da lâmpada), mais resistente ao calor deverá ser a folha difusora e o material utilizado na sua fixação. A folha difusora poderá se improvisada com o papel de um filtro comum de café, uma folha de espuma bem fina, mas o mais indicado, até por motivos de segurança, é o uso de material próprio para este fim. Lojas especializadas em suprimentos para iluminação em cinema e vídeo vendem folhas de gelatina em dezenas de tonalidades e graduações de grau de difusão, com a vantagem de serem resistentes ao calor das lâmpadas.
Outra dica é deslocar lateralmente o refletor, em relação ao eixo da câmera, se houver a possibilidade de fixá-lo em um tripé ou então ser carregado por outra pessoa. O resultado estético será melhor do que o da luz fixada em cima da objetiva.