um tipo interessante de transição entre uma cena e outra emprega a referência a imagens com formas semelhantes. Assim por exemplo, a câmera na primeira cena pode enquadrar um ventilador fixado em uma parede, aproximando gradativamente a imagem dele. A seguir, estando relativamente próxima sua imagem, ocorre a fusão para a imagem de um hélice de um pequeno avião, cujos limites correspondam proporcionalmente à área ocupada pelo hélice do ventilador. Então a câmera faz um zoom out gradativamente para mostrar o avião e o local onde encontra-se, decorrendo a seguir a nova cena - ex. pessoas subindo ou descendo dele. Uma variação é aproximar a imagem da roda de um carro até ela ocupar quase todo o quadro da imagem, para então ocorrer a mudança para uma roda semelhante, mas não necessariamente igual, de um outro carro.

A dica é que todos esses tipos de transição podem ser feitos mais facilmente com o auxílio de um monitor externo à câmera e uma caneta para quadro branco. Esse monitor pode ser do tipo CRT convencional, ou então do tipo LCD. Se for LCD, sobre ele deve ser fixado um plástico rígido, transparente, de forma a ficar praticamente encostado na superfície da tela. Em ambos os casos, o objetivo é permitir o desenho de contornos com a caneta de quadro branco sobre essa tela (ou o vidro do CRT).

Uma vez providenciada a montagem do monitor, o passo seguinte é gravar por exemplo a roda do primeiro carro. Em seguida, retroceder a imagem na câmera, fazer PLAY e depois PAUSE no ponto de fusão de imagens desejado. Neste momento, com a caneta desenha-se na tela do monitor o contorno da roda. Pronto. Agora basta procurar o segundo carro para conseguir em facilidade enquadrar sua roda no mesmo ângulo de visão que a do primeiro carro e reiniciar a gravação.