um saco plástico resistente e de bom tamanho dobrado na bagagem da câmera pode ser útil em situações onde seja necessário proteger alguma parte do equipamento ou a câmera, estando os mesmos desligados.

Por outro lado, um saco plástico fino, suficiente para recobrir a câmera, pode ser utilizado sob chuva fraca, como proteção emergencial, permitindo a realização de gravações nestas condições. Neste caso, de preferência o plástico deve ser transparente, de modo a permitir a visualização dos controles da câmera pelo lado de fora. O saco é colocado na câmera de cima para baixo, ou seja, com sua abertura virada para baixo, por onde é possível segurar e manipular a câmera com as mãos. Na parte frontal do saco, deve ser feito um buraco redondo, com diâmetro ligeiramente menor do que o diâmetro das lentes da câmera. Com isto, é possível encaixar este buraco na objetiva, de forma que o plástico fique esticado (alargando um pouco seu diâmetro durante o encaixe, o que melhora a vedação). A seguir, enrolar sobre a borda do plástico na objetiva uma fita colante qualquer (durex, crepe, etc...).

Por fim, é sempre interessante ter um filtro do tipo UV ou Skylight rosqueado sobre a objetiva. As alterações que estes filtros fazem na imagem serão praticamente imperceptíveis, mas o mesmo não se pode dizer dos estragos causados por respingos de água caindo diretamente sobre a superfície das caras e sofisticadas lentes da câmera.