externos microfones aparecendo em cena, exceto em determinadas situações (entrevistas e programas de auditório por exemplo) geralmente distraem a atenção dos assistentes. Em determinados trabalhos (dramas por exemplo) sua presença na imagem é totalmente desaconselhada. Nestes casos, o microfone pode ser mantido próximo dos personagens (para capturar som com qualidade) e mesmo assim não aparecer na cena. Algumas idéias: escondê-lo em um vaso de plantas sobre uma mesa, onde acontece uma entrevista, ou atrás de livros, estátuas, luminárias ou qualquer outro objeto que possa ser colocado sobre a mesa de maneira a encobri-lo. Outras possibilidades: pendurado no teto, a partir de um lustre, atrás de um conjunto de garrafas e copos na mesa de um restaurante, atrás de um poste ou árvore localizado entre a pessoa e a câmera, etc... .

Microfones de lapela ajudam, devido a seu pequeno tamanho, mas os de mão também podem ser camuflados. Em relação ao microfone de lapela, nem sempre o mesmo necessita ser preso de forma visível, na roupa da pessoa. Dependendo do tipo de roupa, a parte interna de uma gola pode ser utilizada por exemplo, afixando-se o microfone com uma fita adesiva resistente (crepe, esparadrapo, isolante). Ou então pode ser fixado na parte lateral de uma gola, encoberta por um cabelo comprido. Outra possibilidade: camuflado dentro do bolso da camisa. Neste caso, (se não houver problema) deve ser efetuado um pequeno orifício do lado interno do bolso, para passar o fio do microfone, que fica afixado em uma caneta, próximo à superfície aparente do bolso (mas sem aparecer), ao lado de outras canetas.

Outra opção é manter o microfone fora da cena, mas próximo dela. E uma das formas mais utilizadas é através de um longa haste (boom) que traz o microfone preso na extremidade. O operador da haste observa a cena sendo gravada através de um monitor, por onde controla seu posicionamento de forma a nunca aparecer na cena e ao mesmo tempo estar próximo das pessoas.