a função AGC (Automatic Gain Control), presente em muitas câmeras, controla automaticamente o ganho obtido no volume do som transmitido pelo microfone. Isto significa que o controle tenta manter um nível médio adequado no volume do som gravado, como se ali existisse um operador virtual controlando o botão do volume. Assim, se o volume da fonte sonora é muito baixo em determinado momento, o sistema aumenta automaticamente o mesmo. E é exatamente aqui que está o problema. Podemos imaginar uma pessoa falando em voz alta que de repente termina sua frase e silencia. Alguns segundos se passam. No decorrer desses segundos, existe no local apenas som ambiente muito baixo. O sistema no entanto, vai pouco a pouco 'aumentando o botão do volume', até que esse ruído ambiente fique no mesmo nível sonoro que o da voz da pessoa que falava.

Neste momento então a pessoa volta a falar. O sistema abaixa rapidamente o volume (como quando colocamos um CD para tocar, esquecemos o botão do volume muito alto e corremos para abaixar). Se essa cadência na fala da pessoa perdurar (voz seguida de alguns segundos de silêncio), o que vai ser ouvido na fita gravada é uma sequência de aumentos e diminuições no volume do som ambiente gravado. Ou pior, do ruído de fundo natural da fita ( "issssssss" ).

Para evitar isso, uma dica é desligar a função AGC (se a câmera permitir), trabalhando com os controles manuais de volume existentes em alguns modelos de câmeras. Para tanto, será necessário o uso de um microfone externo (e a câmera terá que ter entrada para o mesmo), porque a maioria dos microfones embutidos enviam seus sinais diretamente ao circuito AGC. Neste caso, o desligamento desta função na realidade significa fazer com que somente os sinais provenientes do microfone externo não passem pelo AGC.

Outra dica é pedir para a pessoa que fala dizer antes da nova frase a ser dita algo como "1, 2, 3" pausadamente: isto fará com que o AGC diminua o volume do som ambiente ao fundo, pois o som agora captado pelo microfone é muito mais intenso do que o silêncio de antes. Quando a frase começa a ser dita, o volume já está adequadamente ajustado. E o trecho "1, 2, 3" pode ser cortado em tempo de edição.