O site FazendoVídeo foi criado a 15 anos atrás e ao longo desse tempo, acompanhou a evolução da videoprodução especialmente no que mais mudou entre os vários componentes da arte da captura de imagens. Falamos dos formatos de gravação, que naquela época, anos atrás, envolviam unicamente o conceito de fitas magnéticas. Não se falava ainda em mídias sólidas - os cartões que hoje dominam o armazenamento dentro das câmeras, muito menos de discos ópticos graváveis e regraváveis, HDs externos...

O suporte físico ainda manteve-se durante bom tempo em fita, recebendo os recém criados formatos digitais (e com eles, iam-se embora as perdas de qualidade na imagem quando eram copiadas). Esses formatos disseminaram-se, inicialmente no segmento profissional, depois o semi-profissional e finalmente o do consumidor final. Houve um passo intermediário, quando os discos ópticos substituíram as fitas e mais tarde, foram aos poucos deixados de lado em favor dos cartões de memória, cada vez com maior capacidade. Os novos codecs que surgiram exigiam mais recursos na edição e novas técnicas foram aparecendo.

Com isso, nesses anos todos, alguns tópicos no FazendoVídeo tornaram-se 'coisa do passado', ou, como dizemos, 'datados'... Não faz mais sentido hoje por exemplo um tópico no FAQ falando sobre cuidados com as fitas magnéticas gravadas com as câmeras, já que não são mais fabricadas e o mercado está longe dessa que foi um dia a realidade vigente. Mas, por outro lado, vários desses tópicos mantém seu interesse histórico, e, ainda, podem fornecer dicas úteis nos dias de hoje, se adaptados à realidade atual. Assim, ao invés de simplesmente suprimí-los do site, optamos por mantê-los com o texto "(Túnel do tempo)" acrescido no início de seus títulos. Podem, assim, continuar a serem consultados. Somente na página "FAQ", foram agrupados em sua parte final - neste caso, os ítens "Túnel do tempo" estão no final da página, com numeração iniciando-se em "001". Boa leitura (ou recordação!).