Não existe nenhuma ligação absoluta entre equipamentos fotográficos ou de vídeo e as qualificações profissional / amador / intermediário aplicáveis ao resultado obtido, tampouco à pessoa que opera essas câmeras. Fazer um determinado trabalho com um equipamento amador ou menos profissional não cria necessariamente trabalhos ruins ou até mesmo com características não-profissionais. E o inverso aplica-se também: ter à mão um equipamento sofisticado e caro não garante, por si só, a alta qualidade de um trabalho.

Seria então a soma das capacidades do operador do equipamento com as características técnicas do mesmo a única forma de se obter qualidade no resultado final? Ao contrário do que muitos pensam, as qualidades humanas se sobrepõem às do equipamento. Não raro vemos trabalhos com alto valor artístico produzidos com equipamentos simples. Operadores com pouco conhecimento da arte da produção de imagens podem, no máximo, conseguir a geração de um conjunto de fotos ou trecho de vídeo com excelente qualidade visual - apenas sabendo apertar um ou outro botão da máquina, previamente ajustada e posicionada no enquadramento certo por outra pessoa muito qualificada.

Por que a excelente máquina não consegue suprir as deficiências do operador ruim e o operador excelente consegue resultados excelentes com máquinas ruins? A resposta está em conhecimentos acumulados, durante anos de estudos e observações, nas áreas de composição e iluminação. Algo presente a séculos em diversas pinturas clássicas, no aspecto luz e sombras, no aspecto harmonia de elementos em quadro e no aspecto da eficácia da comunicação imagem-espectador. A câmera pode-se colocar a serviço de alguém que não a conheça a fundo, disponibilizando ajustes automáticos e esta pessoa obter imagens admiráveis. Volta e meia aparecem concursos voltados exclusivamente para câmeras de celulares.

O melhor resultado ainda é, claro, a soma do conhecimento do operador com a qualidade do equipamento, sobretudo quando oferece a possibilidade de manipular íris e obturador, recursos básicos, entre outros mais avançados, como ajustes de gama e fotometria. Mas um operador com sólidas noções da arte de fotografar realiza excelentes trabalhos com qualquer câmera, porque sabe suprir suas deficiências e aproveitar o máximo do que ela oferece. É o estudo constante, a observação, a análise crítica da estética e da técnica que permitem a obtenção da qualidade tão esperada na captura das imagens - sendo também este o início da arte de dirigir fotografia.