Estamos atravessando a época da migração dos formatos SD (Standard Definition) para HD (High Definition) e uma das características que diferem um formato de outro é o aspecto da tela, ou aspect ratio da tela. No formato SD esse aspecto é de 4 unidades de largura para 3 unidades de altura, mais comumente indicado como 4:3 ou 1,333.

Nos formatos HD (existem dois para o vídeo, com 720 pixels de resolução vertical e com 1080 pixels de resolução vertical) essa proporção é de 16:9, ou seja, com 1,777 a tela é mais larga do que a da TV tradicional.

E os televisores, ainda bem antes do início das transmissões em HD em nosso país, já começavam a ser vendidos com telas nesse formato. Ocorre que por desinformação boa parte do público desconhece essa diferença no aspecto das imagens. O que esse público vê é uma imagem maior ou uma imagem "mais quadrada". Lojistas passaram então a ajustar seus televisores para o uso de uma opção de menu, presente na quase totalidade dos modelos, que "estica" a imagem de uma transmissão em SD preenchendo toda a área 16:9 da tela.

Evidentemente esse processo deforma horizontalmente o conteúdo do vídeo, tornando por exemplo uma bola uma esfera achatada. Pessoas ficam com aspecto mais "gordo", letras perdem a estética de espaçamento e outros defeitos distorcem a idéia da imagem original. No entanto para parte desse público, a imagem é mais bonita por preencher totalmente a área da tela. Ou ainda nem percebem as distorções na imagem. O problema chega a ficar bem destacado em lojas que colocam lado a lado televisores de tela 4:3 e televisores de tela 16:9, exibindo imagens 4:3.

O correto nesse caso seria ajustar o televisor 16:9 para exibir a imagem com faixas pretas nas laterais, algo que se pretende muitas vezes esconder por receio de mostrar um aparelho com aspecto "adaptado".

Essa questão aparece frequentemente em quartos de hotéis, onde o televisor é deixado sempre com a opção de esticar a imagem acionada.

No entanto, é coisa que nunca vai deixar de existir: quando não houver mais transmissões no formato 4:3 e tudo for HD (portanto 16:9), restará um imenso acervo de conteúdo produzido em 4:3 nas décadas em que não havia outro sistema. Como então as emissoras exibirão esses conteúdos? Certamente com as barras pretas nas laterais.

O consolo, para quem não gosta das referidas barras, é lembrar que no cinema também elas estão presentes e sempre estarão, pois temos filmes em feitos em diferentes tamanhos de largura de fotograma: nem sempre o filme exibido ocupa a largura total da tela, por este motivo.