Nessa parte que encerra o tutorial de XSI, mostraremos o fundamento de uma das leis mais importantes da animação, a da ANTECIPAÇÃO de uma ação. Antecipar a ação é construir o movimento. Demonstra todo o acúmulo de energia que foi preciso para gerar a ação do personagem. A antecipação é uma forma de guiar a atenção do público para a futura ação do personagem. Quanto mais clara for essa antecipação, mais clara ficará sua cena.

.Quanto maior a Ação, maior a Antecipação.Quanto menor a Ação, menor a Antecipação

Obs: Essa “regra” foge desse padrão no caso de uma cena que procure esse contraste propositadamente para gerar humor. Sempre devo Antecipar minhas ações? Não. Ações ocorridas por causa de forças externas (ser empurrado, ser atropelado, entre outros) não possuem antecipação.

Para entendermos melhor o conceito da antecipação vamos construir a tradicional cena onde oboneco Zé está parado, antecipa e sai rapidamente. Vamos começar definindo a animação a 24 frames/segundo e também que a sua timeline comece no frame 1:

Agora, escolhemos uma pose neutra, em que o personagem esteja em repouso e “confortável”. Marcar essa pose no frame 1 e a copiar para o frame 5:

Vamos começar nossa antecipação. No frame 16, colocamos nossa primeira pose de antecipação. Importante lembrar que a antecipação é sempre lado contrário da ação. Nesse caso se o personagem estiver saindo pela esquerda a antecipação será para a direita, se sair pela direita, será a esquerda:

No frame 26 vamos colocar uma segunda pose que vai enfatizar nossa antecipação. Essa nova pose trata-se de uma cópia da anterior com pequenos ajustes, forçando cada vez mais o exagero e a tensão do personagem. A idéia agora é criar uma antecipação firme, porém que não pare de vez e assim tire toda a vida do personagem.

Com a antecipação construída, vem a nós a ação. Essa ação será rápida. O personagem durará 2 frames em cena até desaparecer por completo da tela.

No frame 27 o personagem começará a se mexer para a frente. Para isso crie uma pose que mostre ele começando a pegar velocidade:

No frame 28, pode-se retirar quase por completo o personagem da tela deixando alguns resquícios, como os braços para trás ou até mesmo a cabeça e a parte de cima do tronco, dando um efeito ainda mais cartunesco:

Agora limpe as curvas da sua animção e dê Play. Lembre-se de manter alguns frames no final sem nenhum personagem em tela, para manter uma boa leitura da cena:

Quem quiser implementar ainda mais a cena, pode criar efeitos de poeira e fumaça. Assim vai realmente parecer que o personagem “virou fumaça”:

Entretanto, para uma boa animação, é preciso repetir o exercício inúmeras vezes, e estudar, estudar e estudar mais um pouco.