Vamos agora começar a modelagem do corpo pela blusa, assim como a modelagem do rosto a partir de um cubo e a partir desse cubo reposicionaremos os seus vértices até conseguirmos um formato onde o tronco não fique com aspecto quadrado, já pensando em construir o braço, deixando quatro polígonos da lateral para podermos extrudar o seu formato.

Colocando mais algumas linhas para definir melhor a blusa; deveremos reposicionar melhor essas linhas para que elas não tirem a fluência da geometria.

Apagando os polígonos que darão início ao braço, para podermos pegar os egdes de sua borda e extrudá-los dando assim o formato do mesmo.

Selecionando os edges da borda com o comando “crtl+d”, duplicamos elas puxando para o lado. Acertaremos os vértices com o volume da referência.

Criando algumas linhas no formato da “imagem” mantendo os quatro lados em tudo, podemos dar um volume melhor definido para a parte de baixo do braço, como uma dobra no tecido.

Continuando a criação do braço, fazemos mais dois extrudes e reposicionamos os vértices para acertar o volume.

Fazendo mais um extrude, posiciona-se a área do bíceps, sempre tomando cuidado em manter o volume do braço.

A partir do biceps, faremos uma linha antes do cotovelo para dar sustentação e mais três linhas para definir a articulação do cotovelo. Essas três linhas auxiliarão o movimento do braço quando estivermos fazendo o envelope.

Criando agora uma seqüência de linhas como na imagem, conseguimos fazer detalhes nas articulações da roupa. Devemos ter cuidado com esse tipo de corte, pois se os vértices não forem bem posicionados, com certeza tomarão um formato indesejado.

Devemos agora pensar onde colocar as dobras, não deixando as suas extremidades muito próximas, pois estes pontos tem uma maior tendência a deformar.

Após a finalização da articulação, devemos criar mais uma linha para começar o antebraço. Esta linha serve para sustentar a geometria da articulação além de dar o volume daquela região.

Colocamos mais uma linha para a sustentação da parte da manga, onde começaremos a fazer os detalhes desta.

Para a parte da manga, criamos três linhas para poder dar o movimento do tecido nessa área.

Agora criando uma linha para dar o volume do tecido, lembrando de deixar o espaço onde a mão encaixará.

Dando o volume para a manga da blusa, criaremos uma linha para dentro da manga, fazendo a parede de dentro da blusa.

Fechando agora os polígonos abertos, com o atalho “N”.

Com os edges da borda selecionadas, extrudaremos no sentido do pescoço acertando ao formato.

Fazendo agora um volume para a gola da blusa, extrudaremos esses edges para cima. Lembre-se de sempre manter todos os vértices do meio do objeto alinhados.

Nesses polígonos criados para cima faremos dois cortes, para conseguir um volume interessante ao modelo, perdendo o aspecto de linearidade e criando um volume na gola.

Mais alguns extrudes para fazer o volume interno da gola da blusa.

Por fim fecharemos o buraco da gola com a ferramenta “N”.

Juntando os dois lados do modelo com o Merge teremos a blusa finalizada.

Até a próxima parte!