Vamos falar um pouco do trabalho realizado dentro da paleta Effect Controls.

Sim, vale a pena saber o que é possível realizar dentro desta área de trabalho, pois é dentro dela que são configurados e manipulados todos os efeitos de vídeo e áudio, além de outras ferramentas importantes da edição e pós-produção.

Podemos afirmar que sua manipulação lembra um pouco a maneira de trabalhar do After Effects, onde toda a configuração é baseada em Keyframes, ou quadros-chave.

Com a sua criação, o Premiere Pro ganhou um grande poder de trabalho com efeitosespeciais, mas, por outro lado, alguns usuários acabaram se “assustando” umpouco com a maneira de trabalhar dentro dela (utilização dos Keyframes).

Vale lembrar que, embora o Premiere tenha obtido mais poder com o trabalho fantástico que a Effect Controls realiza, para obter resultados mais avançados em efeitos especiais, o After Effects continua indispensável.

 A sua ação começa quando algum efeito de vídeo é aplicado sobre o clipe.

Imediatamente ele aparecerá dentro da paleta Effect Controls, e então será possível entrar em sua configuração.

Você vai notar também que dentro dela já existem, por “default”, dois efeitos aplicados, o Motion e o Opacity, além do volume, se existir trilha de áudio.

A configuração do efeito vai depender muito do que ele faz dentro da imagem, ou seja, efeitos que produzem grandes transformações na imagem podem ter inúmeras opções de configurações. Já  efeitos que executam uma transformação mais específica na imagem podem conter muito poucas opções de configurações, como é o caso do Black&White.

É importante ressaltar que todos os efeitos que forem aplicados sobre o clipe aparecerão na área de trabalho da Effect Controls, ou seja, a combinação de efeitos é perfeitamente viável, e muito recomendável, quando utilizados com precisão, é claro.

Após a aplicação do efeito, começa a tarefa de configuração do mesmo.

Nesta hora , é importante que você deixe a sua área de trabalho (Work Area) de maneira que sejam visualizados, ao mesmo tempo, a paleta Effect Controls e o Monitor, no mínimo.

Isto é importante para que se possa analisar e graduar, se necessário os resultados do efeito aplicado.

Dentro da própria área de trabalho da paleta Effect Controls, tem-se uma "mini timeline", onde é possível executar o clipe em questão e fazer as devidas marcações.

Com o efeito aplicado, vamos ajustar suas propriedades.

Ao lado do nome do efeito existe uma pequena seta, onde é possível expandir a sua área de trabalho, evidenciando a sua barra deslizante.

Ainda ao lado do nome do efeito existe uma pequena janela com um símbolo. Clicando neste pequeno quadrado, é possível habilitar e desabilitar o efeito:

Com o efeito aplicado e os controles abertos, é possível alterar suas propriedades, ou através da barra deslizante, ou apenas alterando seus valores na caixa onde está determinado o grau de aplicação do efeito.

Quase que imediatamente após a alteração dos valores, é possível visualizar no monitor o que aconteceu com a imagem.

E a qualquer momento, é possível realizar alterações no efeito.

Caso o efeito aplicado não for o que o editor esteja esperando, é só deletá-lo. Para isto, basta selecionar o efeito clicando sobre seu nome e apertar a tecla Delete de seu teclado.

Existe um grande número de possibilidades de alteração nos efeitos e suas combinações são praticamente ilimitadas. Com a combinação de efeitos sobre efeitos, você pode muitas vezes, acabar criando novos efeitos, e estar aí, aplicando a sua criatividade e seu estilo de editar e finalizar.

Na parte 7, vamos continuar explorando as inúmeras possibilidades de configurações e aplicações de efeitos da paleta Effect Controls.