Vamos continuar explorando um pouco mais as ferramentas existentes na janela Tools.

Como vimos na parte 4, as ferramentas de trabalho do Premiere Pro não estão mais localizadas dentro da timeline e sim em uma janela separada e independente das demais janelas e paletas:

Vamos falar da ferramenta chamada RIPPLE EDIT TOOL.

Esta ferramenta tem uma utilidade bastante específica. Ela vai permitir que sejam feitos dois cortes sincronizados e simultâneos entre a imagem A e a imagem B:

Explicando melhor: ao posicionar e acionar (manter o botão esquerdo do mouse pressionado) a ferramenta na união da imagem A com a imagem B, imediatamente aparecerão as duas imagens simultaneamente no monitor.

Vê-se então o último frame da imagem A e o primeiro frame da imagem B.

Ao arrastar a ferramenta para a direita ou para a esquerda, muda-se o ponto de corte das imagens.

É preciso ter a plena certeza da possível sincronia que as duas imagens deverão ter.

Ao arrastar a ferramenta para a esquerda, diminuindo o tamanho da imagem A, é possível perceber que nada aconteceu com a imagem B, ou seja, cortou-se a primeira imagem e a segunda imagem permaneceu inalterada:



A ferramenta ROLING EDIT TOOL tem um funcionamento semelhante à RIPPLE EDIT, mas com uma diferença bastante importante: ela também realiza a alteração do ponto de corte de duas imagens (imagem A e imagem B) mas ao contrário da anterior, altera as duas imagens.

Vamos explicar melhor: ao arrastar a ferramenta para qualquer lado (direita ou esquerda) é possível perceber que as duas imagens estão sendo alteradas; o último frame da imagem A e o primeiro frame da imagem B:



A utilização desta ferramenta implica em um cuidado ainda maior com a escolha do ponto de corte. Como as duas imagens estão sendo alteradas simultaneamente, é muito importante que você tenha plena certeza do que você quer realizar com este corte.

A próxima ferramenta é a SLIP TOOL:

Esta ferramenta tem uma utilização ainda mais específica.

Ela é utilizada para a edição em quatro pontos diferentes, ou seja, simultaneamente em dois pontos de união de imagens. Vamos entender melhor - quando é feita uma edição com três ou mais imagens consecutivas (Imagem A, B e C), é possível alterar os pontos de corte que unem estas três imagens:

Ao arrastar a ferramenta para a esquerda ou para a direita é possível perceber que o ponto inicial e final da imagem central (imagem B) está sendo alterado, e as imagens da extremidade (imagem A e C), não estão sendo alteradas.

Esta é uma situação bem mais específica, pois a sincronia entre os cortes deve ser muito bem feita:



A ferramenta SLIDE TOOL tem um funcionamento muito parecido com a SPLIT TOOL, com uma única, mas importante diferença:

Ela  também é utilizada para a edição com três ou mais imagens consecutivas (Imagem A, B, C). Só que a diferença está no ponto de corte que ela altera. Ao invés de alterar os pontos da imagem central (B) e deixar inalteradas as imagens da extremidade (A e C) , ela faz o inverso.

A imagem central (B) ficará inalterada enquanto que as imagens da extremidade (A e C) terão seus pontos de cortes alterados de acordo com o posicionamento da ferramenta:



Como vimos, estas ferramentas são de utilização bastante específica, dependendo muito das imagens e da sincronia que elas devem ter, ou que o editor quer aplicar.

Na próxima parte voltaremos com mais dicas sobre o Adobe Premiere Pro.