Vamos continuar explorando o Adobe Premiere Pro. Como dissemos na parte 1, seu visual foi bastante alterado, em comparação às versões anteriores.

O layout mais moderno pode surpreender, ou até mesmo assustar os novos usuários, mas com um pouco de paciência é fácil identificar os locais de trabalho e as ferramentas. Vamos conhecer então algumas janelas e paletas que estão no ambiente do Premiere Pro.

Todas as funções de edição do Premiere estão organizadas em janelas de trabalho.

Este tipo de organização facilita bastante o trabalho, pois o usuário pode escolher a  forma de trabalhar dentro do ambiente; além disto, em máquinas onde existe mais de um usuário, é possível personalizar o ambiente.

A organização pode ser feita de acordo com a sua maneira de trabalho, facilitando a visualização do monitor e das outras janelas, como Transições, Project  e a própria Timeline:

Faça a organização do ambiente de trabalho de maneira que as janelas e paletas  não se sobreponham.

Após a organização, é possível salvar esta nova configuração de área de trabalho, facilitando uma nova reorganização:

A janela Project funciona como um armário, onde todos os materiais utilizados na edição, dentro do Adobe Premiere Pro, são localizados, ou seja, exatamente tudo que entra no programa, como vídeos, fotos, desenhos, áudio etc... precisa obrigatoriamente passar por aqui.

Todos os clips importados ou capturados ficam relacionados nesta janela, mesmo que não sejam utilizados no trabalho. Arquivos de Titles (caracteres) e outros também ficam localizados nessa janela.

Um detalhe de grande ajuda é o monitor localizado na parte superior esquerda da janela Project. Nele é possível obter uma visualização prévia do material ( vídeo, fotos etc...), sem que o material seja colocado na Timeline.

Isto facilita uma possível procura , principalmente em edições com grande número de material:

Outra função da janela Project além da visualização prévia da imagem, é a possibilidade de obter informações sobre as principais características do material.

Aqui é possível obter dados como o tipo de arquivo ( se é um  .avi, .mpeg, .mp3 etc... ), o tempo total do vídeo, do áudio e o Frame Rate, entre outros dados:

Vamos conhecer agora a janela Monitor:

A janela  Monitor é  a responsável pela visualização das imagens que estão sendo editadas, ou seja, tudo o que for feito e realizado (edição, aplicação de efeitos etc... ) no Premiere Pro será visualizado nessa janela.

Pode-se ver também que são dois os monitores existentes.

Nas versões anteriores, estes dois monitores recebiam os nomes de Source, para o monitor da esquerda, e Program, para o monitor da direita.

Os nomes e a diferença básica de funções entre os dois continua a mesma. O monitor Source ( da esquerda) mostra as imagens que estão na janela Project, e sobre as quais deseja-se realizar uma pré-edição.

Cortes e separações de imagens são facilmente realizadas neste monitor. Com isto é possível levar para a Timeline somente o material limpo, já livre dos pontos indesejáveis.

Já o monitor Program ( da direita), visualiza o material que está sendo editado na  Timeline. Efeitos de vídeo e efeitos de transições  também são visualizados neste monitor.

Como pode-se ver, as funções continuam praticamente as mesmas nas janelas e paletas vistas acima.

Na parte 3 vamos conhecer e comparar mais algumas janelas e ferramentas.