Adobe Premiere Pro CS4 - Os upgrades e melhorias da nova versão de um software vencedor.

A partir desta parte, começaremos a trabalhar com a versão CS4 do Adobe Premiere Pro. Como em toda atualização de software, há muitas novidades. Mas, de maneira geral, a filosofia de trabalho da ferramenta não mudou: todo o conceito de edição, aplicações de efeitos, transições e títulos continua o mesmo:

 

As novidades são alguns novos efeitos de vídeo, ferramentas de busca e controle de exportações. A partir de agora, quase todas as exportações são comandadas pelo Adobe Media Encoder. Isto trouxe ao programa a possibilidade de renderização final em lista, ou em fila, recurso existente apenas no After Effects até as versões anteriores.

Este modo de exportação facilita a criação de diversas sequências, muitas vezes, independentes – possibilitando a renderização de todas elas em um único processo.

Outra novidade importante são os novos Codecs, voltados, principalmente, para os vídeos HD. Aparentemente esse tipo de atualização (os Codecs) não modifica visualmente o programa; mas cria novas possibilidades de leitura e trabalho com as diversas formas de arquivo geradas pelas câmeras:

É a partir deste item que começaremos a explorar a nova versão do programa.

Formato da imagem

Até pouco tempo atrás, o trabalho de edição de um vídeo, em PCs, era feito, em sua grande maioria, a partir de arquivos .AVI, maneira mais apropriada para a edição de imagens oriundas de câmeras Mini-DV e similares.

Estas imagens possuem características específicas, voltadas sempre à sua exibição em um sistema de TV Standard, ou seja: sua imagem possui 720 pixels no sentido horizontal x 480 pixels no sentido vertical, com um aspect ratio que pode variar de 4:3 D1/DV NTSC(0,9), para as TVs comuns, a 16:9 D1/DVNTSC widescreen (1,2) para as TVs widescreen (tela mais larga, lembrando o aspecto da tela de cinema). Isto tudo, dentro do sistema de cores NTSC.

A mesma variação pode ser encontrada para as edições no sistema de cores PAL. Com os novos Codecs instalados no Premiere CS4, surgiram outras possibilidades de criação de projetos e, consequentemente, de edição de vídeos.

O procedimento de abertura do projeto deve ser iniciado e escolhido de acordo com as características e Codecs da imagem gravada; sendo assim, é de grande importância saber qual o formato específico da imagem que foi gerada pela câmera, para que a escolha da abertura do projeto seja feita em conformidade com este.

Ter estas informações pode ser, inicialmente, um pouco mais trabalhoso, já que muitas delas não são encontradas nos manuais das câmeras. Mas, com um pouco de pesquisa, é possível descobrir o formato e abrir o projeto adequadamente:

Estas características referem-se ao seu tamanho e, principalmente, ao seu Codec. Só para termos uma ideia da quantidade de formatos existentes no mercado, podemos citar: 1920 x 1080, 1440 x 1080, 1280 x 1080 e 1280 x 720, além de outros menos conhecidos e utilizados:

Veja que, na tela de abertura do Premiere CS4, há muitas opções. Ao clicar sobre uma delas, a janela PRESET DESCRIPTION informará quais as principais características da opção escolhida.

É importante verificar com atenção estes itens, para que não seja escolhida a abertura de projeto errada e, consequentemente, prejudique-se tanto a qualidade do trabalho como seu desempenho:

Escolhidas a maneira e as características de abertura do projeto, o próximo passo é determinar as características da sequência, como o número de trilhas de vídeo e áudio e suas especificações:

Pronto! O Premiere CS4 está apto a iniciar suas edições. Até a próxima parte!