Nesta parte vamos falar do Clip Note.

Clip Note é uma ferramenta que possibilita a visualização de um clipe ou uma edição em um arquivo pdf.

Este tipo de arquivo com um vídeo inserido tem várias aplicações como, por exemplo, uma possível visualização rápida por parte do cliente ou parceiro para a aprovação do trabalho, já que este arquivo pode ser enviado por e-mail ou mesmo gravado em CDs ou pen drives.

O Arquivo em pdf vem com o vídeo “embutido” e ainda conta com a possibilidade de inserção de anotações e comentários, baseados no timecode, ou no tempo específico de cada cena. Vamos saber como pode ser feito este trabalho.

A edição deve ser feita normalmente, com todos os detalhes que o editor deseja. A criação do Clipe Note está na maneira como o vídeo será exportado.

O próximo passo será escolher a opção de exportação que crie o Clip Note. Vá para o menu SEQUENCE / EXPORT FOR CLIP NOTES.

Na janela de configuração de EXPORT FOR CLIP NOTES, é possível determinar se você quer trabalhar com o vídeo no formato Windows Media ou no formato Quick Time e ainda determinar a qualidade do vídeo gerado.

Lembre-se de que quanto melhor a qualidade, maior será o tamanho do arquivo final. Se você estiver trabalhando com um vídeo muito longo, o melhor será escolher a qualidade mais baixa - isto sempre de acordo com a mídia em que este arquivo final será transportado. Nesta janela também é possível criar uma senha para a abertura do arquivo, ou seja, somente as pessoas autorizadas por você, e de posse da senha que você criou é que poderão assistir e comentar o vídeo. Ainda nesta janela é possível deixar instruções e “recados” para quem vai assistir ao vídeo.

Agora é só escolher o nome e o local onde o vídeo será “salvo” e exportar.

Pronto! O trabalho já foi feito, agora é visualizar o Arquivo pdf para verificar se tudo está em ordem e enviar então para o destinatário final. Vamos abrir o pdf para entender como funciona este tipo de arquivo. A sua operação é bastante simples: basta clicar no arquivo para abrir o pdf...

Agora o trabalho é dentro do pdf, de forma simples - basta assistir o vídeo, como se estivesse assistindo um arquivo Windows Media, normalmente. A grande vantagem é poder para o vídeo inserir os comentários na janela logo abaixo do imagem. Ao inserir os comentários, estes ficarão registrados junto com o tempo em que este comentário foi feito, ou seja, é possível especificar detalhes sobre um exato ponto do vídeo.

Agora é só exportar novamente o pdf para que ele retorne para o editor realizar as devidas alterações, ou mesmo finalizá-lo.

Bom trabalho, até a próxima parte.