Nesta parte vamos mostrar mais um pouco do trabalho com o gerador de caracteres do Adobe Premiere Pro, o Title.

Como vimos em edições anteriores, este gerador de caracteres é bastante versátil, sendo capaz de produzir ótimos materiais. A sua aplicação vai desde um simples caractere posicionado no rodapé da imagem até a criação de telas para passagem de capítulos, molduras e fundos para menus de DVDs (background).

Pois bem, vamos então explorar mais um pouco das suas ferramentas. Existem alguns templates (bibliotecas de modelos) que, se utilizados com bastante eficiência e criatividade, podem resultar em um trabalho rápido e de bom gosto. Muita gente acaba criticando (com alguma razão) a utilização destes modelos “prontos”, pois inibem a criatividade do material, deixando muitos produtos com a mesma “cara”, mas podemos olhar esta situação com outros “olhos”. Estes modelos são, até certo ponto “editáveis” ou seja, é possível modificar certos itens de sua composição dando uma cara mais pessoal para o produto final.

Portanto vamos lá conhecê-lo melhor. O primeiro passo é abrir o title. Vá até FILE / NEW/ TITLE., ou utilize o atalho F9.

Aberto o Title, vamos abrir os templates: vá até o menu TITLE / TEMPLATES.

Veja que abrirá uma tela com um menu específico para todos os modelos existentes (além da possibilidade de se criar novos modelos e adicioná-los ao menu).

Logo de início podemos observar que os modelos estão divididos por assunto e cada assunto é composto de diversos itens com utilizações diferenciadas. O que precisamos “enxergar” é que de acordo com o modelo, várias partes poderão ser alteradas, gerando assim um novo modelo. Vamos abrir alguns:

Vamos escolher um modelo para utilizá-lo no vídeo. Para isto, basta escolher um e clicar em APPLY.

 

Agora veja que quase tudo pode ser alterado, o tamanho, o posicionamento, o texto e até mesmo as cores:

São inúmeros modelos para diversos tipos de aplicação. Com as molduras e transparências também é possível alterar diversos parâmetros, como posicionamentos das telas, as fontes e até mesmo inserir novas texturas.

Após a aplicação é só posicioná-lo na trilha de vídeo desejada e pronto.

E as possibilidades são grandes. É testar os diversos modelos, combiná-los e aplicá-los da melhor forma, usando a criatividade e o bom senso.

Até a próxima parte !