é o tipo mais simples de mixer, onde não há nenhum controle sobre os sinais que são misturados a não ser um controle opcional de volume, que não aumenta o sinal, apenas o atenua ou não. Neste tipo de mixer portanto não há amplificação de sinais, seja na entrada ou na saída. O mixer passivo mais simples usa o mesmo cabo do tipo Y utilizado para converter sinais estéreo em mono. No caso do mixer, cada par de fios que compõem o sinal mono de entrada (proveniente de um microfone por exemplo) é conectado à dois cabos Y, conforme mostra o desenho:

As conexões podem ser facilitadas através do uso de uma pequena caixa, contendo entradas para os plugs e um cabo de saída, dentro da qual encontram-se os cabos Y. Mixers passivos podem somar não só sinais do tipo mike level, como sinais line level também. Neste caso, se o sinal for estéreo, um cabo Y adicional é utilizado:

Neste tipo mais simples de mixer passivo, com sinais do tipo mike level não há como efetuar o controle da intensidade de volume; no caso de sinais do tipo line level, o controle pode ser feito em sua origem (botão de volume do CD player por exemplo). Já o tipo de mixer passivo com controles de volume individuais por canal permite este tipo de ajuste, inclusive com a presença em muitos modelos de indicadores luminosos de intensidade de sinal (Peak indicator).

Existem modelos de mixers passivos de pequeno porte que podem ser utilizados ligados diretamente à câmera, no formato de uma pequena caixa. Nela existem geralmente 2 entradas para microfones externos, com conectores fêmea do tipo 1/8 pol mini-plug / mono e uma entrada adicional para sinal do tipo line level (proveniente de um CD player por exemplo). Geralmente possuem também controles de volume independentes para cada canal e um único cabo de saída, do tipo 1/8 pol mini-plug / estéreo que é encaixado na entrada de microfone externo da câmera. Dentro do mixer, o sinal line level tem sua intensidade diminuída através de um atenuador e com o uso de cabos Y os 3 sinais são somados na saída tipo mike level. Geralmente possuem saída para conexão de fones de ouvido, a fim de permitir o monitoramento durante a gravação.

Este tipo de mixer passivo portátil não deve ser confundido com outro dispositivo semelhante, que possui 2 entradas para microfones externos (do tipo 1/8 pol mini-plug / estéreo ou XLR), controles individuais de volume (para atenuação) e uma saída do tipo 1/8 pol mini-plug / estéreo para a entrada de microfone estéreo da câmera. Isso porque como neste caso os sinais não são somados (mono + mono = estéreo), o dispositivo em questão não é um mixer, apenas um adaptador. Se houvesse uma terceira entrada para microfone (ou uma entrada line level, como no caso anterior) haveria a necessidade de se efetuar a soma dos sinais: neste caso o dispositivo passaria a ser considerado um mixer.