LED Fresnel
O refletor Fresnel permite concentrar e focar a luz sem o uso de lentes comuns, que o tornariam pesado e caro; ao invés disso, faz uso da lente Fresnel, cuja forma é montada como se uma lente comum fosse cortada em círculos concêntricos e suas partes internas removidas - com isso fica bem mais leve do que a lente equivalente tradicional. Não tem utilidade para imagens, por conta desses círculos, mas produz o mesmo resultado para iluminação, uma vez que os degraus de sua superfície não são visíveis na luz projetada.
Nos anos recentes, os LEDs evoluíram bastante, com o surgimento dos LEDs de alta potência; com isso, passou-se a construir iluminadores planos para uso em videoprodução feitos com diversas fileiras com dezenas de LEDs desse tipo. O somatório do output luminoso rivaliza com o de alguns tipos de lâmpadas tradicionalmente usados em gravações. Se, por um lado tem como desvantagem seu custo bem maior, por outro, traz as vantagens do consumo muito mais baixo de energia e principalmente de seu aproveitamento praticamente total, desperdiçando uma parcela mínima sob a forma de calor (radiação infravermelha). Isso traz grande facilidade no manuseio e além disso, outra vantagem é o grande tempo de vida dos LEDs.
O refletor LED Fresnel vem somar as vantagens da lente Fresnel com o iluminador de LEDs, tornando-se, em relação ao tradicional com lâmpada incandescente, mais leve, mais resistente e com baixa emissão de calor.
Abaixo, o refletor LED Fresnel L7-C da Arri
Alguns modelos estendem ainda mais essas vantagens, permitindo operação sob chuva ou névoa ou em ambientes de grande humidade, situações potencialmente perigosas para os refletores tradicionais com suas lâmpadas incandescentes e altas temperaturas atingidas. O baixo consumo dos LEDs também permite facilidade na operação em termos de fornecimento de energia: muitos modelos podem operar com baterias. Sua lente pode ser fabricada com material acrílico e não vidro, como nos fresnéis tradicionais, devido ao baixo calor emitido: esta é também uma vantagem em relação a seu peso.
Essas características facilitam seu transporte, montagem e desmontagem, devido principalmente à ausência de tempo significativo de espera para esfriamento das lâmpadas tradicionais.
LEDs podem ser dimerizáveis e o fato de manterem baixa temperatura quando em operação facilitam seu reposicionamento no set. O uso de gelatinas também é facilitado, não exigindo os cuidados de fixação normalmente empregados em refletores que emitem muito calor. Outra opção é o ajuste da temperatura e tonalidade de cor através de botões que atuam sobre a fonte de LEDs, algo inexistente para as lâmpadas incandescentes tradicionais.
Utilização: obviamente os refletores tradicionais Fresnel podem atingir potências de output luminoso muito maiores, mas em situações onde não seja exigida tanta luz, este tipo de refletor pode substituir o tradicional com vantagem. Uma alternativa para aumentar o output luminoso é o uso de vários refletores LED Fresnel, uma vez que seu consumo de energia é baixo. Outra vantagem, que favorece o uso de diversos refletores em conjunto é o baixo aquecimento provocado no set e a economia com condicionamento do ar nesses casos, exigindo menos desses aparelhos climatizadores.