(backlight compensation) recurso geralmente acionado através de um botão na câmera, que faz com que a abertura seja aumentada determinado número de pontos (f-stops) em relação ao valor automaticamente determinado pelo controle automático de exposição para a cena em questão.

Quando a câmera é apontada por exemplo para a imagem de uma pessoa diante de uma janela de vidro por onde entra bastante claridade, o excesso de luminosidade faz com que o controle automático de exposição feche a íris até obter um valor de luminosidade que não provoque o efeito de superexposição da imagem. O circuito determina este valor de exposição através da média de luminosidade que atinge toda a área do CCD, assim, a íris será fechada só se o que predominar na imagem for a claridade da janela. O efeito (geralmente indesejado) causado é que a janela fica exposta corretamente e o rosto e resto do corpo da pessoa ficam subexpostos (em silhueta). Se, no entanto a pessoa estiver diante da mesma janela, porém em close de modo que seu rosto ocupe a maior parte da imagem, o efeito de silhueta não ocorrerá (e se isto for desejado, basta diminuir manualmente a abertura - se a câmera possuir este controle).

Na situação mencionada acima do efeito indesejado, acionando-se o botão backlight a íris é aberta um determinado número de pontos, de maneira que a situação se inverte: o rosto e o resto do corpo da pessoa ficam corretamente expostos e a janela fica super-exposta. Este botão portanto só possui efeito em situações de grandes contrastes na imagem, polarizados em uma região clara e outra escura, onde basicamente a região clara ficará ainda mais clara e a escura será clareada.

A quantidade de pontos em que o diafragma é aberto geralmente é um valor pré-fixado na maioria das câmeras, embora em algumas mais sofisticadas seja possível ajustar manualmente este valor.

No olho humano o problema do excesso de luz da janela também ocorre: com muita claridade a pupila se fecha, para proteger a retina do excesso de luz. Com isso, o rosto da pessoa fica escurecido e não conseguimos enxergá-la direito (diz-se que "a claridade da janela está ofuscando a vista"). Por não possuir função semelhante ao backlight continuaremos sem conseguir distinguir a expressão do rosto da mesma enquanto ela estiver diante da janela.