Desvendando o Adobe Premiere Pro CS3 - parte 03
André Corradini
coluna Tira Teima, revista Zoom Magazine
Em destaque o gerador de caracteres, uma ferramenta essencial em trabalhos elaborados de edição: nesta parte vamos nos concentrar no gerador de caracteres do Adobe Premiere CS3. Textos, legendas e outros itens estão presentes em quase todos os produtos audiovisuais a que assistimos. Sua utilização é tão certa e comum quanto a própria imagem de vídeo.
O Adobe Premiere Pro CS3 vem equipado com um poderoso e já conhecido gerador de textos, proporcionando maior possibilidade de criação de textos, legendas e até mesmo desenhos. Com isto, a edição ganha em qualidade, velocidade e criatividade.
Ao analisarmos a ferramenta, é possível perceber que o poder de criação para esse tipo de material está cada vez melhor, possibilitando ao editor realizar seus trabalhos com mais qualidade e criatividade. Para abrir o Title, o caminho continua o mesmo: Menu FILE / NEW / TITLE:
Como você poderá observar, agora existem mais opções de ferramentas, tanto para a criação de textos como para desenhos. O local no qual é possível escolher se o texto a ser inserido ficará parado, ou em movimentos de roll (vertical) ou de crawl (horizontal), mudou. Em um único acesso consegue-se determinar qual o tipo de texto e, ainda, há a possibilidade de iniciar a movimentação fora da tela (Start off Screen) e terminar fora dela (End off Screen), como mostra a figura abaixo:
No que se refere a estilos de textos pré-definidos as opções aumentaram, e muito. A grande vantagem desses presets é que eles são totalmente editáveis, uma boa opção para quem precisa resolver rapidamente um problema com os textos. É lógico que, profissionalmente, deve-se encarar estes modelos apenas como um ponto de partida para a criação de algo personalizado. Mas com certeza este "empurrão" inicial pode ajudar bastante:
As opções de propriedades dos textos e desenhos criados aqui aumentaram, possibilitando uma grande opção de combinações. É possível criar e modificar fontes, além de criar tabelas e desenhos:
Na área de templates, as opções também aumentaram. Foram criadas novas possibilidade para os formatos Standart, Widescreen e até mesmo HD (Full), também completamente editáveis dentro do próprio Title:
Para aplicar o texto na timeline não é mais preciso salvá-lo. Basta fechá-lo e ele, automaticamente, se localizará na janela Project. De lá, é só arrastá-lo para a posição desejada na timeline e pronto. Se houver necessidade de utilizá-lo em outros lugares fora do projeto onde foi criado, basta exportá-lo, utilizando FILE EXPORT / TITLE. Depois, é só importá-lo para outro projeto:
E as novidades não param aí. Na próxima parte, criaremos vários textos e desenhos no Title. Até lá!