Desvendando o Adobe Premiere Pro 2.0 - parte 04
André Corradini
coluna Tira Teima, revista Zoom Magazine
Nesta parte vamos trabalhar na pré-organização e edição de vários clipes, através do recurso Storyboard.
O Storyboard é uma sequência de desenhos ou fotos de um filme, utilizado muitas vezes para a organização do fluxo de gravação, ou até mesmo como auxiliar na edição. No Premiere este modo permite uma pré-organização dos clipes capturados, fazendo com que seja possível enviá-los para a timeline na ordem de edição correta.
Além disto, também é possível enviar todo o “lote” de clipes de uma só vez. Isso facilita muito a edição, pois com a seqüência pronta resta ao editor aplicar os ajustes finais e partir para a pós produção.
Vamos então ver como trabalhar com ele.
Primeiro iremos selecionar e importar todos os clipes que farão parte desta edição. Lembre-se da importância de fazer uma pré-edição antes mesmo de iniciar a captura. Faça uma rápida leitura das imagens e selecione as que realmente você irá utilizar. Anote todos os valores de timecode dos clipes selecionados, para que no momento da captura seja possível registrar e capturar somente os trechos selecionados através do BATCH CAPTURE. Nas próximas partes voltaremos a abordar esta importante ferramenta de captura do Adobe Premiere.
Antes de importarmos os clipes selecionados, vamos criar um "BIN" para acomodarmos todos os clipes, ou seja, uma pasta para armazená-los. Embora este procedimento não seja obrigatório, é bastante importante para a organização do trabalho dentro do Premiere.
Selecione os clipes e importe-os para o Premiere.
Agora, vamos alterar o modo de visualização dos ítens da janela Project. Do modo "lista", vamos passar a visualizar os clipes no modo "ícones" (ICON). Para isto, selecione o modo ICON no botão localizado na base da janela Project.
Veja que agora é possível identificar todos os clipes pelo Frame inicial, exposto no ícone de visualização.
O próximo passo será organizar os clipes, dentro de uma ordem que você deseja. Para facilitar ainda mais a visualização dos ícones, é possível aumentá-los de tamanho. Clique no menu oculto da janela Project, vá em THUMBNAILS / LARGE.
Agora, organize os clipes, arrastando-os e posicionando-os no local e na ordem que você desejar. Note que embora esta seja uma tarefa bastante simples de ser executada, ela é de fundamental importância para o vídeo. É agora que você determinará com exatidão a ordem em que os clipes serão editados.
Agora vamos transferir todos os clipes, da forma como você os ordenou, para a timeline.Para isto vamos utilizar uma ótima ferramenta do Adobe Premiere, o AUTOMATE TO SEQUENCE. Vamos ver como ela funciona.
Primeiro posicione o leitor de imagens no início da timeline, ou no local onde você deseja que os clipes sejam instalados (na timeline). Vá em EDIT e em SELECT ALL para selecionar todos os clipes.
Agora clique no botão AUTOMATE TO SEQUENCE, localizado na base inferior da janela Project.Aparecerá uma janela - dentro dela escolha as seguintes opções:
Em ORDERING, selecione SORT ORDER, pois ele coloca os clipes na seqüência determinada no Storyboard. Em PLACEMENT e em METHOD, não altere nada. Estes conceitos serão abordados nas próximas partes. Em CLIP OVERLAP é possível aplicar efeitos de transição, como um CROSS DISSOLVE, em todos os clipes. Como neste exemplo estamos presumindo uma edição em CORTE SECO (sem efeitos de transição), não utilizaremos agora este recurso. Em APPLY DEFAULT AUDIO/VIDEO TRANSITION, presume-se que serão aplicados os efeitos de transição. Como não os utilizaremos, desmarque estas caixas. Vamos também marcar IGNORE AUDIO, pois não utilizaremos as trilhas de áudio dos clipes.
Agora é só “dar OK” e ver o que acontece na timeline. Todos os clipes estão acondicionados!... e na ordem que você determinou na hora de organizar o Storyboard!
Mas lembre-se que esta facilidade depende de um bom trabalho na Pré edição de seu vídeo.
Bom trabalho e até a próxima parte. Até lá!!